terça-feira, 23 de outubro de 2012

DO CENTENÁRIO JORNAL "A COMARCA": DETALHES SOBRE A TRISTE DEMOLIÇÃO DE UM CASARÃO HISTÓRICO, JUSTAMENTE NO DIA EM QUE A CIDADE COMEMORAVA SEUS 243 ANOS... BRASIL, O PAÍS QUE A PIADA JÁ VEM PRONTA!!! VEJA A IMAGEM...


Casarão “amarelo” vai ao chão no aniversário da cidade

ÂNGELA SILVA
Enquanto parte da população e autoridades assistiam ao desfile cívico no Complexo Lavapés, acontecia na região central a demolição de mais um prédio histórico da cidade. O casarão de cor amarela localizado na esquina da Rua Chico Venâncio, com Praças Acrísio Gama e Silva e Floriano Peixoto, foi ao chão em menos de uma hora, na manhã de hoje.

A ação realizada por empresa contratada, CS Terraplan
agem, danificou o transformador de energia da rua Chico Venâncio, postes de iluminação e fios de telefonia. As residências localizadas nas imediações ficaram sem eletricidade. 

Mas não foi o transtorno que mais incomodou os mogimirianos que passavam pelo local. A demolição do prédio centenário causou tristeza e revolta, já que o casarão era um dos poucos remanescentes da memória arquitetônica da cidade. O fato de a ação ter acontecido no dia em que Mogi Mirim completa 243 anos inflamou as críticas.

“Esse é o presente que deram para Mogi Mirim no aniversário da cidade. É mais um marco histórico que vai ao chão”, ironizou Roberto Gasparini. “É um assassinato ao patrimônio histórico de Mogi Mirim”, lamentou o artista plástico e historiador Tóride Ceregatti. Inconformado, Tóride juntava peças do casarão, afirmando que os objetos comporiam acervo histórico.

O grupo que assistia a demolição também criticou o fato de não haver nenhum representante da Prefeitura no local. Para realizar a demolição, houve isolamento da Rua Chico Venâncio, porém nenhum funcionário do Departamento de Trânsito da Prefeitura foi envolvido na ação. A sinalização foi improvisada pelos trabalhadores da própria demolidora. 

Responsável pela operação, o engenheiro civil Glauco Tazitu, informou que recebeu da Prefeitura alvará de demolição. A autorização foi assinada pelo diretor de Planejamento, Luiz Rocha. Segundo ele, o departamento tinha ciência de que a demolição aconteceria na data de hoje. Além da sinalização, houve aviso prévio aos moradores da área próxima para que deixassem as residências. 

VENDIDO
Construído no final da década de 1910, o casarão pertenceu à família Tavares Leite e foi vendido em maio do ano passado. Na época, a notícia da venda provocou polêmica na rede social Facebook, quando muitos defenderam a preservação do prédio, que não chegou a ser tombado como patrimônio. 

O assunto levantou a necessidade de criar uma política municipal de preservação, já que os imóveis centenários exigem investimentos para a recuperação. No entanto, nenhuma medida concreta foi tomada. O comprador do imóvel é mogimiriano e não chegou a anunciar previamente a decisão de demolir o casarão.

Notícia Postada em 22/10/2012


Nenhum comentário: