quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CONDENAÇÃO DE POLÍTICOS É BEM VISTA NA IMPRENSA INTERNACIONAL...


Atualizado: 11/10/2012 06:12 | Por BBC, BBC Brasil

Condenação de petistas mostra que Brasil quer responsabilização de políticos, diz FT


Condenação de petistas mostra que Brasil quer responsabilização de políticos, diz FT
"Delúbio Soares, José Dirceu e José Genoino"
Uma reportagem do jornal Financial Times nesta quinta-feira afirma que os brasileiros estão 'comemorando' a condenação de figuras políticas de grande expressão no caso do Mensalão, e que muitos estão cobrando maior responsabilização ('accountability', em inglês) de seus líderes.
Na terça-feira, a maioria dos juízes condenou integrantes do alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva - como José Dirceu e José Genoino - por envolvimento no escândalo de compra de apoio político no Congresso. O STF só definirá as penas dos culpados no fim de todo o processo do Mensalão. Eles poderão pegar de dois a 12 anos de prisão.
'Os brasileiros estavam comemorando o que muitos veem como um ponto de virada no estado de direito na segunda maior economia de mercado emergente do mundo quando a Suprema Corte deu o primeiro veredicto de culpado contra um grupo de políticos de alto escalão', escreve o correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy.
'O forte posicionamento tomado pelos juízes no caso conhecido como 'Mensalão' acontece após demandas por maior responsabilização e melhores serviços públicos. Isso acontece depois de décadas de crescimento econômico e a emergência de uma nova classe média baixa que, cada vez mais, espera melhores padrões de educação, segurança e infraestrutura.'
O jornal também destaca que um aspecto importante do julgamento do Mensalão é que o STF está 'fortemente ocupado' com juízes indicados durante a gestão do PT, o que demonstraria a independência da Corte ao condenar petistas.
O Financial Times diz ainda que 'muitas das instituições e mecanismos de controle previstos na constituição, que foram elaborados depois da ditadura, estão amadurecendo agora, desde a Polícia Federal ao Ministério Público, passando pela independência do Judiciário.'
Analistas políticos brasileiros ouvidos pelo Financial Times dizem que o desafio do Brasil agora, no combate à corrupção, é acabar com desvios em campanhas eleitorais.

Nenhum comentário: