quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CANGA DO TEMPO - CRIATIVA COMPARAÇÃO COM NOSSA VIDA: MÚSICA SERTANEJA DA BOA! OUÇA E VEJA A LETRA...


Lourenço e Lourival – Canga do Tempo

Olá pessoal! Estamos de volta hoje com a categoria Música Caipira, trazendo a vocês um pouco mais da cultura caipira brasileira. A música que selecionamos hoje é Canga do Tempo, de José Fortuna. A versão que escolhemos foi gravada por Lourenço e Lourival, dupla de irmãos da cidade de Ribeirão Preto – SP.
Uma curiosidade sobre a música é que ela tem o subtítulo de “Canga de Guarantã” nome de uma árvore e que também é o nome de uma cidade do estado de São Paulo. Seu siginificado é:
… corruptela indígena de” iara-tã”que significa madeira dura, refere-se às árvores da família das rutáceas, que formam as matas locais.
E madeira dura, aplicada ao contexto da música (tocada em ritmo de Querumana), lhe cai muito bem. Vamos a ela!
Canga do Tempo
José Fortuna / Paraíso

Numa canga de madeira os bois carregam
a carga no velho carro em seu vai e vem
com a canga do meu destino eu carrego a vida
e a vida carrega as dores que o mundo tem

As dores vem dos meus sonhos despedaçados
estradas esburacadas que em mim ficou
por onde puxei meu carro de amor desfeito
até que a canga do tempo me calejou.

Todos temos nossa canga mas nós não vemos,
puxando a pesada carga da solidão
até que o carro da vida um dia pára
no lamaçal sem saída do coração.

Canga de madeira forte foi desgastando
pelas estradas batidas desses sertões
a canga do meu destino é bem mais dura
porque foi feita por muitas ingratidões

Sobra de amores ficaram pelos barrancos,
recordações se perderam nos areiões
ficou o pó da saudade no cabeçalho,
e o choro das minhas mágoas nos seus cocões

Todos temos nossa canga mas nos não vemos,
puxando a pesada carga da solidão
até que o carro da vida um dia pára
no lamaçal sem saída do coração.

Canga: também conhecida como Parelha, é uma peça de madeira que prende os bois ao carro.
Carro: cremos que para muitos dispensa apresentações, mas trata-se do Carro de Boi
Cocões: Uma das 4 peças de madeira vertical fixa na cheda (prancha lateral do leito) do carro de boi entre as quais gira o eixo. E que junto com o chumaço faz o carro cantar. Aparece tembém na música João Carreiro

Nenhum comentário: