quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VEJA O TEMPO QUE O MATERIAL DEMORA ...

Meio Ambiente
 
 
Conceito de Educação Ambiental:
    A educação ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica, não podendo basear-se em pautas rígidas e de aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada país, região e comunidade sob uma perspectiva histórica. Assim sendo, a educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade no presente e no futuro.
    Para fazê-lo a educação ambiental deve capacitar ao pleno exercício da cidadania, através da formação de uma base conceitual abrangente, técnica e culturalmente capaz de permitir a superação dos obstáculos à utilização sustentada do meio. O direito à informação e o acesso às tecnologias capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável constituem, assim, um dos pilares deste processo de formação de uma nova consciência em nível planetário, sem perder a ótica local, regional e nacional. O desafio da educação, neste particular, é o de criar as bases para a compreensão holística da realidade. (Educação Ambiental no Brasil, p. 63).

A reciclagem traz os seguintes benefícios:
Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.Prolonga a vida útil de aterros sanitários. Melhora a produção de compostos orgânicos. Gera empregos para a população não qualificada.Gera receita com a comercialização dos recicláveis.Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
    No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".
    A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.
    A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
Tempo de Decomposição dos Materiais
MaterialTempo de Degradação
AçoMais de 100 anos
Alumínio200 a 500 anos
Cerâmicaindeterminado
Chicletes5 anos
Cordas de nylon30 anos
Embalagens Longa VidaAté 100 anos (alumínio)
Embalagens PETMais de 100 anos
Esponjasindeterminado
Filtros de cigarros5 anos
Isoporindeterminado
Louçasindeterminado
Luvas de borrachaindeterminado
Metais (componentes de equipamentos)Cerca de 450 anos
Papel e papelãoCerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)Até 450 anos
Pneusindeterminado
Sacos e sacolas plásticasMais de 100 anos
Vidrosindeterminado
    A reciclagem economiza até 95% da energia elétrica necessária para o processo produtivo. Em 2004, a reciclagem de latas de alumínio proporcionou a economia de cerca de 1.735 GWh/ano, o que corresponde a 0,5% de toda a energia gerada no país. Este total seria suficiente para atender a demanda de uma cidade de um milhão de habitantes, como Campinas (SP), por exemplo. Reciclar uma lata representa a economiza da energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas.
 
 
   

Nenhum comentário: