sábado, 28 de abril de 2012

NUTRINDO SE COM EQUILÍBRIO: VEJA OS DETALHES...


Equilíbrio Nutricional

Uma refeição bem equilibrada deve ser composta por:

PROTEÍNA: Carnes, peixes, crustáceos, ovos, leite e derivados, cereais (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)
CARBOIDRATO: Pães, massas, alguns cereais e suas farinhas (arroz, aveia, milho, trigo), alguns vegetais e suas farinhas (todas as qualidades de batatas, mandioquinha,inhame
VITAMINA e FIBRA: Verduras, legumes, frutas e alguns cereais (arroz integral, aveia, centeio)

Leia também:

Normalmente quando estamos definindo um cardápio, ao pensar no prato principal, usualmente composto de proteínas, logo em seguida já vem a pergunta: o que servir de acompanhamento?

Os acompanhamentos complementam o prato principal não só no que se refere ao paladar mas também nas necessidades nutricionais do nosso organismo – além de deixar os pratos visualmente mais apetitosos. É onde encontraremos os carboidratos, vitaminas e fibras.

Como Escolher os Acompanhamentos

Para a composição de um cardápio harmonioso tenhamos como orientação básica:

• Prato Principal SECO = Acompanhamento MOLHADO
Ex: carne assada, frango grelhado, peixe frito = cremes, purês, souflés, risotos, saladas

• Prato Principal MOLHADO = Acompanhamento SECO 
Ex: filé com molho madeira = arroz, legumes cozidos, batata sauté (pronuncia-se sotê), batata palha

Estas dicas, porém não devem ser tomadas como regra, porque podemos servir prato principal com molho e escolher um acompanhamento mais úmido, desde que os sabores não “briguem” entre si. Exemplo: filé com molho madeira e souflé de espinafre.

Há ainda pratos completos por si só que dispensam acompanhamentos. Exemplo: Lasanha.

Alguns conflitos, porém devem ser evitados. Exemplo: Espaguete à bolonhesa com purê de batatas. Aqui temos dois conflitos:
• Textura (molho do macarrão brigando com a cremosidade do purê) 
• Valor Nutricional (amido da massa +  amido da batata duplicando nutrientes)

Vale lembrar !

A primeira regra do estilo Basicamente Simples® de cozinhar é: Quebre regras! 
Experimentar, testar e atrever-se.... São essas as verdadeiras regras de todo dia para quem está na cozinha.

Hoje temos duas receitas muito fáceis e práticas para quem tem pouco tempo para cozinhar. 

Observe sempre as Regras de Segurança e Higiene.

TROUXINHA DE VAGEM
(4 porções)


Ingredientes:
• 300 gramas de vagem francesa, aproximadamente
• 10 fatias de bacon
• Sal a gosto – se desejar
 
Modo de Preparo:
- Lave as vagens e corte as pontinhas dos dois lados.
- Agrupe-as em montinhos de 6 unidades e segure entre o indicador e o polegar. 
- Abra uma fatia de bacon em uma tábua e acomode as vagens de modo que elas não se esparramem. Enrole o bacon dando quantas voltas forem necessárias, até que as vagens estejam bem presas.
- Leve ao forno pré-aquecido em 240 graus por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno, vire as trouxinhas para o bacon ficar crocante dos dois lados e volte para o forno por mais 5 a 10.
- Retire as trouxinhas da assadeira para não ficarem encharcada com o óleo que se desprendeu do bacon ao longo do cozimento, acomodando-as em outro recipiente.
- Evite usar o sal nesta receita uma vez que o bacon por si só já é bem salgado. Se ainda assim precisar de sal, deixe para servi-lo à parte na mesa, evitando saturação durante o cozimento. Sirva sempre quente. 

Sugestão da chef Renata Abdalla: A gordura do bacon quando esfria tende a ficar rançosa e com uma textura desagradável, por isso é imprescindível que esteja quente na hora de comer. Se preferir optar por uma versão mais “light” dessa receita, substitua o bacon por tirinhas de peito de peru.

CEBOLA À MODA DO CHURRASQUEIRO
(4 porções)

Apesar do nome da receita sugerir o uso de uma churrasqueira, esta receita é feita em microondas, sendo que o nome é somente uma alusão às cebolas feitas na grelha devido ao resultado final ter o sabor muito parecido com as cebolas servidas em churrascos.

Ingredientes:
• 4 cebolas médias 
• Sal e pimenta do reino a gosto
• Azeite e vinagre a gosto
• Orégano a gosto

Modo de Preparo:
- Descasque as cebolas e fure-as com um garfo por toda sua superfície.
- Coloque em um refratário e leve ao microondas, na potencia alta, por 8 minutos. Retire, vire as cebolas e volte ao microondas por mais 8 minutos.
- Retire do microondas, corte-as em 4, no sentido longitudinal (contrário às rodelas) e tempere na seguinte ordem: vinagre, sal, pimenta, azeite e orégano. Sirva quente ou fria.

Sugestão da chef Renata Abdalla: lance mão desta receita como acompanhamento de vários pratos e principalmente nos dias em que as idéias não estão em alta. Além de harmonizar bem com quase todos os tipos de carne (aves e peixes inclusive) é prática e muito gostosa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

NÓS NO FACEBOOK FOCALIZANDO UM POUCO DE TUDO...


  1. Ver todos
    131 amigos em comum
    18 amigos em comum
    110 amigos em comum
    40 amigos em comum
    199 amigos em comum
    56 amigos em comum
  2.  ·  · 
  3. Atividades
    Recente
  4. 1 ·  · 
    • Flávia Ambronísio curtiu isto.
      • Flávia Ambronísio Quando duas pessoas fazem amor
        Não estão apenas fazendo amor
        Estão dando corda ao relógio do mundo
        Mário Quintana
        há ± um minuto · 
  5. agradeço por sua amizade...eu amo sim os animais...e adoro a vida tenha um lindo final de semana.
     · 
  6. Olá, Dino. Mandei uma foto no seu e-mail pra você ajudar a identificar. Obrigada.
     · 
  7. Quem for da região da baixa mogiana e àqueles que gostam da arte da política, admirador da boa democracia, deve dar uma espiadinha nesta exposição do professor MASSAO HITO - com equilíbrio enxadrístico - expõe, sem impor, sua visão política...Ver mais
    1 ·  · 
  8. Além do bem acessado saberladino.blogspot.com - temos outros que recebem acessos de todos continentes - graças a colaboração de sapientes amigos e colegas criativos que nos enviam bons textos... Observem e dividam este total por acessos d...Ver mais
     ·  ·  · 
  9. Aprender ouvir já é difícil! A ver, também! Vamos, juntos, exercitar estas primordiais artes da vida! saberladino... interagindo com pessoas iguais a gente que sabem que QUEM SABE QUE MUITO POUCO SABE, COM CERTEZA, JÁ ESTA APRENDENDO MUITO!
     ·  · 
  10. Ensinamentos você encontra onde desejar... ATÉ NA QUITANDA DO QUINTANA! insistanosonho.blogspot.com interagindo com gente igual a gente que sabe que NAS COISAS PEQUENAS DA NATUREZA QUE QUER VER ENXERGA GRANDES LIÇÕES...
     ·  · 
  11. Se não rir dessa - consulte um médico ou dentista. Quanto ao odonto - tenho um amigo que ótimo e mestre - quando trabalha - com certeza - a pessoa fica de boca abertas, às vezes, até babando, uai!
    Nada de louco - sou amigo do japonês TYKURA OKOKO! Ah! - ando bem vestido - sou amigo do TAKAGUYA NOPANO! Depois dessa, só posso desejar um dia com muito sorriso...
     ·  · 
  12. Nosso colega - o advogado Alexandre Letízio Vieira - que sempre disputa OS TORNEIOS DA OAB/CAASP, obtendo ótimos resultados e estando entre os melhores classificados - conquistou recentemente o primeira categoria do Clube Pinheiros, berço d...Ver mais
     ·  · 
  13. Odinovaldo Dino Bueno compartilhou um link.
    Foto - momento que enfrentávamos o advogado Mendes - de S.Paulo, educadíssimo colega e exímio enxadrista! Foi - o Dr.Mendes - um dos seis oponentes, que mesmo sendo vencido, deu-nos muito trabalho no universo das sessenta e quatro casas do...Ver mais
     ·  · 
  14. Odinovaldo Dino Bueno compartilhou um link.
    Imagine esta cena! Pensar é inevitável quando a gente se concentra. Tudo bem numa bela inspiração: as coisas simples não dão boas sensações: DEVEMOS DIRIGIR NOSSOS PENSAMENTOS... saberladino... interagindo com pessoas que dominam - primeiro...Ver mais
     ·  ·