Equilíbrio Nutricional
Yahoo! Brasil – 14 horas atrás
Uma refeição bem equilibrada deve ser composta por:
PROTEÍNA: Carnes, peixes, crustáceos, ovos, leite e derivados, cereais (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)
CARBOIDRATO: Pães, massas, alguns cereais e suas farinhas (arroz, aveia, milho, trigo), alguns vegetais e suas farinhas (todas as qualidades de batatas, mandioquinha,inhame
VITAMINA e FIBRA: Verduras, legumes, frutas e alguns cereais (arroz integral, aveia, centeio)
Leia também:
Normalmente quando estamos definindo um cardápio, ao pensar no prato principal, usualmente composto de proteínas, logo em seguida já vem a pergunta: o que servir de acompanhamento?
Os acompanhamentos complementam o prato principal não só no que se refere ao paladar mas também nas necessidades nutricionais do nosso organismo – além de deixar os pratos visualmente mais apetitosos. É onde encontraremos os carboidratos, vitaminas e fibras.
Como Escolher os Acompanhamentos
Para a composição de um cardápio harmonioso tenhamos como orientação básica:
• Prato Principal SECO = Acompanhamento MOLHADO
Ex: carne assada, frango grelhado, peixe frito = cremes, purês, souflés, risotos, saladas
• Prato Principal MOLHADO = Acompanhamento SECO
Ex: filé com molho madeira = arroz, legumes cozidos, batata sauté (pronuncia-se sotê), batata palha
Estas dicas, porém não devem ser tomadas como regra, porque podemos servir prato principal com molho e escolher um acompanhamento mais úmido, desde que os sabores não “briguem” entre si. Exemplo: filé com molho madeira e souflé de espinafre.
Há ainda pratos completos por si só que dispensam acompanhamentos. Exemplo: Lasanha.
Alguns conflitos, porém devem ser evitados. Exemplo: Espaguete à bolonhesa com purê de batatas. Aqui temos dois conflitos:
• Textura (molho do macarrão brigando com a cremosidade do purê)
• Valor Nutricional (amido da massa + amido da batata duplicando nutrientes)
Vale lembrar !
A primeira regra do estilo Basicamente Simples® de cozinhar é: Quebre regras!
Experimentar, testar e atrever-se.... São essas as verdadeiras regras de todo dia para quem está na cozinha.
Hoje temos duas receitas muito fáceis e práticas para quem tem pouco tempo para cozinhar.
Observe sempre as Regras de Segurança e Higiene.
TROUXINHA DE VAGEM
(4 porções)
Ingredientes:
• 300 gramas de vagem francesa, aproximadamente
• 10 fatias de bacon
• Sal a gosto – se desejar
Modo de Preparo:
- Lave as vagens e corte as pontinhas dos dois lados.
- Agrupe-as em montinhos de 6 unidades e segure entre o indicador e o polegar.
- Abra uma fatia de bacon em uma tábua e acomode as vagens de modo que elas não se esparramem. Enrole o bacon dando quantas voltas forem necessárias, até que as vagens estejam bem presas.
- Leve ao forno pré-aquecido em 240 graus por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno, vire as trouxinhas para o bacon ficar crocante dos dois lados e volte para o forno por mais 5 a 10.
- Retire as trouxinhas da assadeira para não ficarem encharcada com o óleo que se desprendeu do bacon ao longo do cozimento, acomodando-as em outro recipiente.
- Evite usar o sal nesta receita uma vez que o bacon por si só já é bem salgado. Se ainda assim precisar de sal, deixe para servi-lo à parte na mesa, evitando saturação durante o cozimento. Sirva sempre quente.
Sugestão da chef Renata Abdalla: A gordura do bacon quando esfria tende a ficar rançosa e com uma textura desagradável, por isso é imprescindível que esteja quente na hora de comer. Se preferir optar por uma versão mais “light” dessa receita, substitua o bacon por tirinhas de peito de peru.
CEBOLA À MODA DO CHURRASQUEIRO
(4 porções)
Apesar do nome da receita sugerir o uso de uma churrasqueira, esta receita é feita em microondas, sendo que o nome é somente uma alusão às cebolas feitas na grelha devido ao resultado final ter o sabor muito parecido com as cebolas servidas em churrascos.
Ingredientes:
• 4 cebolas médias
• Sal e pimenta do reino a gosto
• Azeite e vinagre a gosto
• Orégano a gosto
Modo de Preparo:
- Descasque as cebolas e fure-as com um garfo por toda sua superfície.
- Coloque em um refratário e leve ao microondas, na potencia alta, por 8 minutos. Retire, vire as cebolas e volte ao microondas por mais 8 minutos.
- Retire do microondas, corte-as em 4, no sentido longitudinal (contrário às rodelas) e tempere na seguinte ordem: vinagre, sal, pimenta, azeite e orégano. Sirva quente ou fria.
Sugestão da chef Renata Abdalla: lance mão desta receita como acompanhamento de vários pratos e principalmente nos dias em que as idéias não estão em alta. Além de harmonizar bem com quase todos os tipos de carne (aves e peixes inclusive) é prática e muito gostosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário