Após trote, locutora lamenta morte de enfermeira: "coração partido"

10 de Dezembro de 2012 • 06h43 • atualizado às 12h35
A radialista australiana Mel Greig chora durante entrevista para emissora de televisão em Sydney Foto: AFP A radialista australiana Mel Greig chora durante entrevista para emissora de televisão em Sydney
Foto: AFP 

Os radialistas australianos responsáveis pelo trote no hospital King Edward VII, de Londres, trocaram as risadas pelas lágrimas nesta segunda-feira. Na primeira entrevista depois da morte da enfermeira Jacintha Saldanha, Mel Greig e Michael Christian disseram que jamais poderiam prever as consequências do telefonema. Fingindo ser a rainha Elizabeth e o príncipe Charles, os apresentadores veicularam informações sobre o estado de saúde de Kate Middleton. Logo no início da gravação, Michael ironizou: "se isso funcionar, será o trote mais fácil da história". Os dois debocharam e riram várias vezes durante o programa que foi ao ar pela rádio 2Day FM.
O comportamento foi bem diferente nesta segunda-feira, quando a tristeza tomou conta dos radialistas. Eles responderam diversas perguntas com as vozes embargadas. "Ninguém poderia imaginar que isso aconteceria. Foi o pior telefonema da minha vida", afirmou Mel. "Estou destruído, angustiado e de coração partido", acrescentou Michael. Os apresentadores informaram, também, que não esperavam que a ligação fosse completada. "Pensamos que desligariam em 30 segundos, principalmente por causa dos nossos sotaques terríveis", disse Michael.

Em prantos, os radialistas pediram desculpas à família da enfermeira. "Nossas condolências aos familiares e a todos os atingidos. Sentimos muito pelo que aconteceu e esperamos que eles estejam recebendo todo o apoio que precisam", disse Michael. "Não existe um minuto que passe em que a gente não pense na família e no que estão passando, e o pensamento de que temos participação nisso é devastador", lamentou Mel.
Ambos argumentaram que trotes são feitos por "todas as rádios todos os dias em todas as partes do mundo". Explicaram, ainda, que a conversa com o hospital foi gravada e que a decisão de divulgar o trote foi tomada por outras pessoas. "Nossa função é gravar e passar o material adiante. A decisão final está muito acima de nós", disseram, sem citar nomes.
Eles ainda mandaram mensagens aos familiares. "Eu só gostaria de abraçá-los para dizer que sinto muito e que espero que estejam bem", falou Mel. "Só quero que saibam que não era para ser assim. Nossas condolências", acrescentou Michael. Afastados do programa, os apresentadores estariam sob aconselhamento psicológico. Desde a morte da enfermeira, eles estão recebendo mensagens raivosas e ameaças.

Um vídeo postado no Youtube por um grupo denominado "An-onym Oz" mostra um homem mascarado com a voz alterada, que diz: "Esta é uma mensagem para a 2Day FM. O mundo está observando. Vocês são diretamente responsáveis pela morte de outro ser humano, uma mulher que se dedicava a ajudar os outros. (...) Estudamos os fatos e decidimos que vocês são culpados. (...) Pedimos que terminem os contratos de Mel Greig e Michael Christian. Não vamos ouvir mais desculpas. Não vamos deixá-los escapar de sua responsabilidade. Vocês tem um funeral para pagar. Somos anônimos. Somos uma legião. Estamos entre vocês. Isso não é um trote, não é motivo de piada. É sua única chance de fazer as reparações. Vocês tem uma semana", ameaça o vídeo.

O diretor da Austereo, controladora da rádio 2Day FM, Rhys Holleran, confirmou que a decisão de divulgar o trote foi tomada por instâncias superiores. Segundo ele, houve pelo menos cinco tentativas de contato com o hospital para discutir o conteúdo da gravação, antes da veiculação. Holleran garantiu, ainda, que a rádio vai colaborar com as investigações. "Os trotes estão suspensos até a conclusão das investigações, mas isso não é um caça às bruxas. Se tivermos que fazer mudanças, faremos", concluiu. A Scotland Yard já está em contato com a polícia da Austrália. A emissora suspendeu os anúncios e retirou o programa do ar.