Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Construção de casas no Travessão começa em janeiro
As obras das 720 moradias do Residencial Nova Caraguá no Travessão terão início em janeiro de 2013. A assinatura do contrato de construção foi nesta quinta-feira (6/12/2012) na agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Caraguá.  O projeto é uma parceria do Governo Municipal com os Governos Federal e Estadual, por meio da Casa Paulista - Agência Paulista de Habitação Social - e do Programa Minha Casa Minha Vida.
As casas serão destinadas às famílias com renda de até R$1,6 mil (Faixa 1). O valor total do investimento é superior a R$ 64,8 milhões.  Desse total, R$ 50,4 milhões são do Governo Federal e R$ 14,4  milhões provêm do Governo Estadual.
A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença do secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres; do prefeito Antonio Carlos da Silva; do superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Julio Cesar Volpp Sierra; do subsecretário da Agência Casa Paulista, Reinaldo Iapequino; do gerente da Caixa Econômica Federal de Caraguá, Fábio Ferreira da Silva; dos diretores da construtora MM Incorporadora e Empreendimento Imobiliário, Cedric Veneziani e Juan Antonio Cortes Sanchez; da secretária de Habitação de Caraguá, Cláudia Pires; além de secretários municipais, funcionários públicos e servidores da Caixa.
O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Julio Cesar Volpp Sierra, disse que a assinatura do contrato representa um marco histórico para os dois governos. “É o primeiro empreendimento do Minha Casa Minha Vida no Litoral Norte e sem a ajuda do Estado não conseguiríamos implementá-lo.”
O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, explicou que a construção das residências é um investimento em uma região promissora. “O objetivo dos dois governos é minimizar o déficit de moradias”.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, disse que a união da Casa Paulista e do Programa Minha Casa Minha Vida mostra uma visão suprapartidária voltada para o interesse público. “Estou no meu 3º mandato e me sentia frustrado por não ter viabilizado políticas habitacionais para nossa população. Esse é um momento emocionante e gratificante.” 
Terão prioridade no Programa Minha Casa Minha Vida, pessoas que residam há mais de 10 anos no município, em áreas de risco, de mananciais, em locais com facilidade de inundação, além de moradias rústicas e precárias. O Plano Local de Habitação de Interesse Social possui 3.930 famílias cadastradas. Para atender essa demanda será preciso construir cerca de quatro mil casas.
Residencial Nova Caraguá
O custo médio das unidades do Residencial Nova Caraguá é de R$ 90 mil. Pelas regras do acordo, o Governo Federal vai investir R$ 70 mil e o Governo de São Paulo, R$ 20 mil no valor de cada unidade habitacional, a ser construída dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.  As obras devem ser concluídas em março de 2014.
Localizado no bairro Travessão, o empreendimento será erguido em lotes de 123,75 m², com casas geminadas de 47,52 m² de área construída. Cada imóvel contará com dois  quartos, sala, cozinha, banheiro e sala de serviço.
O Casa Paulista prevê também o aporte de outros R$ 10 milhões na construção de 500 unidades habitacionais no Jetuba. O projeto aguarda parecer final da Caixa Econômica Federal. Outras 300 moradias, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), estão previstas para o Travessão.