terça-feira, 18 de dezembro de 2012

GANHEI DA PRIMA NELLY DE ALMEIDA UMA DELICIOSA JACA, SABOROSA! RESOLVI TRAZER A IMPORTÂNCIA DESTE FRUTO...


jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.
Jaca
Jaca
Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Moraceae
Gênero: Artocarpus
Espécie: Artocarpus heterophyllus
Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.  Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.
Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida comojaca-dura.
A jaca é consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para o preparo de várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geléias e pode ser consumida cozida. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz alguns benefícios para a saúde. Por ser rica em potássio ajuda a reduzir a pressão arterial. É uma boa fonte de vitamina Avitamina C, tiamina, niacina, ferro, sódio, cálcio, fibras,fósforo, etc. Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite.
A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas. É adaptada em regiões quentes e úmidas, de clima tropical úmido, como também se desenvolve em regiões de clima subtropical e semi-árido desde que haja a utilização da irrigação artificial. Necessita de um solo rico, com húmus fresco e que seja bem drenado.  Se propagada a partir de sementes, que podem ser mantidas até um mês antes do plantio. A germinação requer de 3 a 8 semanas. As mudas devem ser movidas quando não mais de 4 folhas apareceram. Esta espécie pode estar sujeita ao ataque de cochonilhas, pulgões e moscas.
Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaca
http://gostei.abril.com.br/frame/index/jaca-a-fruta-polemica
http://www.seagri.ba.gov.br/jaca.htm

Nenhum comentário: