sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SÓCRATES - O QUE O MATOU? VEJA QUE BOM TEXTO...


O que matou Sócrates? 

O filósofo Sócrates, que nasceu na Grécia por volta do ano 470 a.C. e morreu em 399 a.C., até os dias de hoje é considerado um dos homens mais sábios que viveu neste planeta. Ele discursava sobre a vida, com uma visão própria sobre os acontecimentos da época fazia com que seus seguidores e ouvintes refletissem e pensassem por um novo prisma, um novo olhar, instigando muitas vezes com seus jogos de palavras o pensar, “sei que nada sei”.

O pensar nos faz livres. Livres da dominação de um pensamento comum, imposto por aqueles que querem ter o poder sobre os homens. Os homens querem ter opiniões, mas poucos, querem pensar e refletir por si só, seguem conceitos, pré-conceitos e as programações que fazem com que aqueles que pensam igual, sejam aceitos pelo grupo, onde não há reflexão ou pensar individual. E Sócrates, com seus ensinamentos, incentivava justamente que seus ouvintes saíssem deste julgo do comum, saíssem do automatismo, fazia com que eles pudessem pensar por si.

Mas, o homem que pensa, é um ser que se torna perigoso para os dominantes, ele é autônomo e se destaca do grupo que é dominado, sai da programação estabelecida por aqueles que pensam ter o poder dentro da sociedade, dentro das religiões, dentro de todos os grupos. Sócrates ousou ensinar este poder ao homem. Ensinar que o maior poder e direito do ser humano é pensar. E, por isso, Sócrates foi acusado pelos políticos e condenado a morte por um júri de cinquenta pessoas, por negar os deuses do Estado e por “perverter a juventude de Atenas” e teve que tomar cicuta ( uma espécie de veneno) para cumprir sua sentença de morte.

Não foi a cicuta que matou Sócrates, o que matou Sócrates foi o medo e a intolerância do novo, do pensar diferente ou mesmo divergente do que já estava estabelecido.

O que matou Sócrates é o mesmo que hoje mata milhões de seres humanos, onde homens lutam por suas ideologias, se agarram a verdades e crenças para justificar o seu medo do novo, do diferente querendo destruir o que não lhe é familiar, querendo destruir outra forma de pensar que não seja a sua, querendo destruir a sua própria insegurança e intolerância destruindo o outro, fisicamente, moralmente ou intelectualmente.

Todo o ser humano tem o direito de pensar por si só, e este direito não pode ser roubado, pilhado ou destruído. O homem pode ser aprisionado e encarcerado, mas jamais poderão aprisionar o pensamento humano, ele é livre.

Pense. O pensar te faz humano, o refletir te faz sensato, o aprender te faz humilde, o humilde sabe que nada sabe, porque está sempre buscando o Saber .

Escolha seu caminho com sabedoria. Ele é único, exclusivo, como suas experiências, como deve ser seu modo de pensar e experimentar esta vida. Bom caminho por este lindo planeta terra.

Sílvia Serpa.
Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir ( SoCiS), Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular).

Nenhum comentário: