terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TRAGEDIA FARTAMENTE ANUNCIADA: HOJE, REALIDADE, MORMENTE NO BRASIL...

Repasso e recomendo leitura.
nerço (este, com toda certeza, é um dos mais importantes seguidores e colaboradores dos blogs, deste, do saberlandino e xadrezdinobueno.blogspot.com - sua captação é reproduzida e bem sucedida em nossos blogs - com acesso no mundo inteiro)

Leiam pq vale a pena.
Eu aplaudo da primeira à última linha.
Repassando

J’ACUSE !!!

(Eu acuso !)

(Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes)

« Mon devoir est de parler, je ne veux pas être complice. (Émile Zola)

Meu dever é falar, não quero ser cúmplice. (...) (Émile Zola)

Foi uma tragédia fartamente anunciada. Em milhares de casos, desrespeito. Em outros tantos, escárnio. Em Belo Horizonte, um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a prova subsequente. (Notem bem: o alegado “dano moral” do estudante foi ter que... estudar!).

A coisa não fica apenas por aí. Pelo Brasil afora, ameaças constantes. Ainda neste ano, uma professora brutalmente espancada por um aluno. O ápice desta escalada macabra não poderia ser outro.

O professor Kássio Vinícius Castro Gomes pagou com sua vida, com seu futuro, com o futuro de sua esposa e filhas, com as lágrimas eternas de sua mãe, pela irresponsabilidade que há muito vem tomando conta dos ambientes escolares.

Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática.

No início, foi o maio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que “era proibido proibir”. Depois, a geração do “não bate, que traumatiza”. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha”. Não dê provas difíceis, pois “temos que respeitar o perfil dos nossos alunos”. Aliás, “prova não prova nada”. Deixe o aluno “construir seu conhecimento.” Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, “é o aluno que vai avaliar o professor”. Afinal de contas, ele está pagando...

E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma” (Irc!), prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade”, “temos que mudar ‘tudo isso que está aí’; “mais importante que ter conhecimento é ser ‘crítico’.”

Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno – cliente...

Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que “o mundo lhes deve algo”.

Um desses jovens, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar.

Ao assassino, corretamente , deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. A acusação penal ao autor do homicídio covarde virá do promotor de justiça. Mas, com a licença devida ao célebre texto de Emile Zola, EU ACUSO tantos outros que estão por trás do cabo da faca:

EU ACUSO a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa;

EU ACUSO os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a “revolta dos oprimidos”e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas;

EU ACUSO os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas;

EU ACUSO a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranqüilas, provas de mentirinha, para “adequar a avaliação ao perfil dos alunos”;

EU ACUSO os últimos tantos Ministros da Educação, que em nome de estatísticas hipócritas e interesses privados, permitiram a proliferação de cursos superiores completamente sem condições, freqüentados por alunos igualmente sem condições de ali estar;

EU ACUSO a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade;

EU ACUSO a lógica doentia e hipócrita do aluno-cliente, cada vez menos exigido e cada vez mais paparicado e enganado, o qual, finge que não sabe que, para a escola que lhe paparica, seu boleto hoje vale muito mais do que seu sucesso e sua felicidade amanhã;

EU ACUSO a hipocrisia das escolas que jamais reprovam seus alunos, as quais formam analfabetos funcionais só para maquiar estatísticas do IDH e dizer ao mundo que o número de alunos com segundo grau completo cresceu “tantos por cento”;

EU ACUSO os que aplaudem tais escolas e ainda trabalham pela massificação do ensino superior, sem entender que o aluno que ali chega deve ter o mínimo de preparo civilizacional, intelectual e moral, pois estamos chegando ao tempo no qual o aluno “terá direito” de se tornar médico ou advogado sem sequer saber escrever, tudo para o desespero de seus futuros clientes-cobaia;

EU ACUSO os que agora falam em promover um “novo paradigma”, uma “ nova cultura de paz”, pois o que se deve promover é a boa e VELHA cultura da “vergonha na cara”, do respeito às normas, à autoridade e do respeito ao ambiente universitário como um ambiente de busca do conhecimento;

EU ACUSO os “cabeça – boa” que acham e ensinam que disciplina é “careta”, que respeito às normas é coisa de velho decrépito;

EU ACUSO os métodos de avaliação de professores, que se tornaram templos de vendilhões, nos quais votos são comprados e vendidos em troca de piadinhas, sorrisos e notas fáceis;

EU ACUSO os alunos que protestam contra a impunidade dos políticos, mas gabam-se de colar nas provas, assim como ACUSO os professores que, vendo tais alunos colarem, não têm coragem de aplicar a devida punição;

EU VEEMENTEMENTE ACUSO os diretores e coordenadores que impedem os professores de punir os alunos que colam, ou pretendem que os professores sejam “promoters” de seus cursos;

EU ACUSO os diretores e coordenadores que toleram condutas desrespeitosas de alunos contra professores e funcionários, pois sua omissão quanto aos pequenos incidentes é diretamente responsável pela ocorrência dos incidentes maiores;

Uma multidão de filhos tiranos que se tornam alunos -clientes, serão despejados na vida como adultos eternamente infantilizados e totalmente despreparados, tanto tecnicamente para o exercício da profissão, quanto pessoalmente para os conflitos, desafios e decepções do dia a dia.

Ensimesmados em seus delírios de perseguição ou de grandeza, estes jovens mostram cada vez menos preparo na delicada e essencial arte que é lidar com aquele ser complexo e imprevisível que podemos chamar de “o outro”.

A infantilização eterna cria a seguinte e horrenda lógica, hoje na cabeça de muitas crianças em corpo de adulto: “Se eu tiro nota baixa, a culpa é do professor. Se não tenho dinheiro, a culpa é do patrão. Se me drogo, a culpa é dos meus pais. Se furto, roubo, mato, a culpa é do sistema. Eu, sou apenas uma vítima. Uma eterna vítima. O opressor é você, que trabalha, paga suas contas em dia e vive sua vida. Minhas coisas não saíram como eu queria. Estou com muita raiva. Quando eu era criança, eu batia os pés no chão. Mas agora, fisicamente, eu cresci. Portanto, você pode ser o próximo.”

Qualquer um de nós pode ser o próximo, por qualquer motivo. Em qualquer lugar, dentro ou fora das escolas. A facada ignóbil no professor Kássio dói no peito de todos nós. Que a sua morte não seja em vão. É hora de repensarmos a educação brasileira e abrirmos mão dos modismos e invencionices. A melhor “nova cultura de paz” que podemos adotar nas escolas e universidades é fazermos as pazes com os bons e velhos conceitos de seriedade, responsabilidade, disciplina e estudo de verdade.

Igor Pantuzza Wildmann

Advogado – Doutor em Direito. Professor universitário.

2 comentários:

Ivone disse...

DR ADVOGADO E PROFESSOR, IGOR!
ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO COM SUA POSTAGEM AQUI E SEI O QUANTO TUDO ISSO DÓI EM MIM, E CREIO QUE EM MUITAS ALMAS QUE ASSIM COMO EU QUE, JÁ ESTANDO COM 61 ANOS, BEM VIVIDOS, EDUQUEI MUITO BEM MEUS FILHOS, UM CASAL,POIS MEUS PAIS TAMBÉM ME DERAM MUITOS BONS EXEMPLOS, A MIM E AO MEU ÚNICO IRMÃO, QUE TAMBÉM EDUCOU MUITO BEM OS SEUS FILHOS(MEUS SOBRINHOS)E ATÉ MEUS NETOS ESTÃO INDO PELO MESMO CAMINHO DE RESPEITO E RESPONSABILIDADE!
PORTANTO ESTAMOS MESMO INDO PELO CAMINHO TERRÍVEL DE "LIBERDADE" QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS "ASSUSTANDO" PESSOAS COMO EU, O SENHOR E MUITOS E MUITOS BONS CIDADÃOS, QUE AINDA BEM HÁ E MUITOS AINDA!
PARABÉNS PELA SUA POSTAGEM! ESPERO QUE REALMENTE TODOS POSSAM LER COM CUIDADO E SERIEDADE! POIS SE NÃO FOR ASSIM COMO AQUI ESTANDO O SENHOR MOSTRANDO TUDO PODERÁ MESMO SER DE MAL A PIOR!
MEUS SINCEROS DESEJOS DE QUE REALMENTE POSSA REPERCUTIR BEM E QUEM SABE?! QUEM SABE AINDA POSSA HAVER SALVAÇÃO PARA ESSA JUVENTUDE!
QUEM SABE?! IVONE H SATO.

Ivone disse...

9ESSA POSTAGEM A SEGUIR, COMO COMENTÁRIO, ESTÁ NO MEU BLOG : LEVITAR EM BRANCAS NUVENS. DIZ MAIS OU MENOS O QUE FOI COLOCADO NESSA POSTAGEM QUE A MIM ME FEZ E FAZ PENSAR SEMPRE, SEMPRE!!!

VIVER AQUÉM DO QUE SE MERECE

VIVER AQUÉM DO QUE SE MERECE É MESMO DIFICIL E DOLOROSO!
AS PESSOAS PRECISAM APRENDER QUE A VIDA NÃO É PARA SOFRER!
NÃO É PARA ESTAR O TEMPO TODO A MERCÊ UNS DOS OUTROS!
A VIDA É MUITO MAIS DO QUE ISSO! A VIDA É RIQUEZA!
A VIDA É BELEZA! A VIDA É O MAIOR BEM QUE TEMOS!
TODOS TÊM DIREITOS E DEVERES! TODOS SÃO MERECEDORES
DOS BENS DA VIDA! PARA ISSO É SÓ SABER RECONHECER QUE ÉS IMPORTANTE!
ÉS IMPORTANTE! TANTO QUE SE NÃO FOSSE NEM TERIA NASCIDO! A VIDA DÁ E TIRA
DE ACORDO COM OS MERECIMENTOS! É FAZER POR MERECER E TER!
TER DIREITO AO AMOR! DIREITO AO TRABALHO DÍGNO! DIREITO A EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE! AQUI NO BRASIL ISTO ESTÁ NAS MÃOS DO ESTADO, SIM! A MAIORIA DEPENDE DO ENSINO PÚBLICO E DEVERIA SER DE TAMANHO ORGULHO DE TODOS OS BRASILEIROS INDEPENDENTE DE CLASSE SOCIAL! TODOS OS BRASILEIROS PAGAM IMPOSTOS ALTÍSSIMOS JUSTAMENTE POR ISSO! PARA EXIGIR DO GOVERNO UM BOM ENSINO PÚBLICO! MAS INFELIZMENTE POR NÃO HAVER ESSE APOIO DA SOCIEDADE EM GERAL, POIS OS QUE TÊM PODER AQUISITIVO ALTO PAGAM CARO PELO ENSINO PRIVADO! SIM! PAGA-SE ALTOS IMPOSTOS E AINDA POR CIMA SE PAGA PARA TER UMA BOA EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PARTICULARES!
ESSAS ESCOLAS, POIS É, NEM TODAS TÊM O CARÁTER DE TRABALHAR COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE DE "EMPRESAS" DE ENSINO, COBRAM TUDO O QUE DEVERIAM SER PAGOS PELOS EMPREENDEDORES! POIS É, OS PAIS SEM SAÍDA SÃO OBRIGADOS A PAGAREM POR TUDO O QUE É DE DEVER DO "EMPRESARIO EMPRENDEDOR DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO PARTICULAR! PARTICULAR É SER PAGO PELOS PAIS DE ALUNOS QUE JÁ PAGAM ALTOS CUSTOS PELO ENSINO E AINDA POR CIMA OS CUSTOS DA ESCOLA! PODE? SEM CONTAR QUE OS PAIS PRECISAM SE EMPENHAREM DOBRADO EM CASA PARA FAZEREM OS FILHOS DAREM CONTA DAS TAREFAS ESCOLARES COMO OS DEVERES DE CASA, OLHE QUE SÃO TANTAS TAREFAS QUE NO FIM DE TUDO OS PAIS PAGAM A ESCOLA, PAGAM OS MATERIAIS DE LIMPEZA DA ESCOLA, PAGAM TUDO MUITO CARO E AINDA TÊM DE ESTAR "BEM ESCOLARIZADO" COMO SE FOSSEM PROFESSORES PARA FAZEREM SEUS FILHOS ESTUDAREM E TEREM BOAS NOTAS E COM ISSO AINDA DÃO STATUS PARA AS MESMAS! PENSEM NISSO! SERÁ QUE NÃO VALERIA A PENA DAR UM TEMPO PARA REENVIDICAREM SEUS DIREITOS E TEREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS BEM EQUIPADAS E TODOS TERIAM BOA EDUCAÇÃO E NO FUTURO TODOS VIVERIAM BEM MELHOR? ISSO NÃO É COMUNISMO, ISSO É SABER FAZER O GOVERNO CUMPRIR O SEU DEVER COMO REPRESENTANTE DO POVO EM UM PAÍS PATERNALISTA COMO O NOSSO! OLHE QUE A NOSSA CARGA TRIBUTÁRIA É ALTÍSSIMA E ESTAMOS EM QUESTÕES DE EDUCAÇÃO LÁ EMBAIXO, BEM BAIXO MESMO! ISSO É GERAL! ATÉ AS TAIS ESCOLAS PARTICULARES NÃO ESTÃO DANDO O DEVIDO VALOR AO ENSINO, MAS SIM AOS SEUS "RENDIMENTOS FINANCEIROS" AS CUSTAS DOS QUE PAGAM ALÉM DOS IMPOSTOS, OS ENSINOS DE PÉSSIMA QUALIDADE! QUE PENA! É LAMENTÁVEL! SINTO ORGULHO DE SER BRASILEIRA, MAS NÃO TENHO ORGULHO DOS NOSSOS GOVERNANTES! VOCÊ DIZ, "É PRECISO SABER VOTAR", MAS VOTAR EM QUEM? QUEM PODE ME DIZER QUE TEM UM CANDIDATO DÍGNO! "UNZINHO" PELO MENOS?! QUEM? QUEM? É! O JEITO É LAMENTAR! QUEM SABE AINDA PODERÁ MUDAR ESSE "QUADRO TERRIVEL" ! QUEM SABE?!
Postado por Ivone Poemas às 09:31 1 comentários
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