Cultura Caipira Blog


Posted: 06 Mar 2013 04:21 PM PST
Gramofone, por Roberto Amaral, no Flickr
Olá pessoal! Trazemos hoje até vocês amigos da cultura caipira uma interessante matéria sobre um projeto que visa resgatar, registrar e disponibilizar ao público um acervo da memória fonográfica do MS. A iniciativa é de dois amigos, Carlos Luz e Idemar Sprandel, que há 12 anos colecionam vários vinis (LP’s) de artistas regionais de Mato Grosso do Sul. Dentre eles, podemos destacar: Délio e Delinha (com um exemplar do primeiro disco na coleção), Grupo Acaba, a Família Espíndola, Paulo Simões, Jads e Jadson (ainda crianças), Jandira e Benites, Almir Sater e os instrumentistas Maciel Corrêa, Zé Corrêa e Dino Rocha, que segundo o colecionador, são os “azes do chamamé de MS”.
O processo de digitalização consiste em escanear a capa, contra-capa, o encarte e o selo dos lado A e B. O garimpo das obras é realizado em sebos do estado e em São Paulo. Também são realizadas pesquisas nas rádios destes locais, a fim de encontrar preciosidades. Ainda segundo a reportagem, o material – que conta com 30 mil músicas catalogadas de 450 discos – por enquanto não está disponível ao público, pois necessita ser encaminhado a um museu e depois disponibilizado à sociedade.
Esperamos um dia ter a oportunidade de conhecer esta bela coleção, e poder degustar um pouco mais da rica cultura musical regional de Mato Grosso do Sul. Aos criadores do projeto, nossos sinceros parabéns por esta grande iniciativa.
Abaixo, o link do vídeo da matéria que foi ao ar no último sábado, dia 02/03, pelo excelente programa Meu Mato Grosso do Sul:
Na rádio online Som do Mato é possível ouvir uma amostra da coleção.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site Memória Fonográfica MS.
Bom proveito!
You are subscribed to email updates from Cultura CaipiraCultura Caipira
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.