sábado, 19 de janeiro de 2013

WALMOR - MORRE AOS 82 ANOS - VIÚVO DE CACILDA BECKER - FEZ HISTÓRIA...




Walmor Chagas morre aos 82 anos

walmor chagas Walmor Chagas morre aos 82 anos
Ator iniciou carreira no teatro há mais de 60 anos e também atuou no cinema e na TV
Foto: TV globo / Divulgação
ator Walmor Chagas foi encontrado morto, nesta sexta-feira (18), em sua chácara, em Guaratinguetá, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo (SP). A Sala de Comunicações da Polícia Civil da cidade confirmou a informação ao Terra, afirmando que o óbito foi devido a um tiro no peito, levando a investigação a trabalhar inicialmente com hipótese de suicídio. Ele estava com 82 anos.
O corpo do ator foi encontrado caído no chão por um funcionário da chácara, onde funcionava o Hotel 7 Nascentes, de propriedade de Chagas. Por volta das 18h, o caseiro ligou à polícia, que se dirigiu ao local com o delegado-titular Dr. Antônio Luís Marcelino e outros dois investigadores cerca de 15 minutos após o recebimento do telefonema.
Chagas, no entanto, vivia em um local bastante isolado do resto da cidade, cujo acesso só é possível por meio de uma íngrime estrada, parcialmente não-asfaltada. Além do mais, começou a chover pouco após o comunicado da morte, dificultando o trajeto, e, segundo a polícia, seria necessário mais ou menos uma hora para chegar até o hotel. A área também é falha na recepção de sinal de celulares, por isso a investigação ficou impossibilitada de fornecer novas informações à imprensa por meio de sua sala de comunicações. O ator vivia no local há cerca de 20 anos.
Legado
Chagas estrelou diversas novelas de sucesso ao longo de sua carreira televisiva, entre elasLocomotiva, na pele do personagem Fábio, Coração Alado, como Alberto Karany, e Salsa e Merengue, dando vida a Guilherme Amarante. Mas foi no teatro que o ator começou e no palco que se consagrou como um dos grandes atores da dramaturgia brasileira. Estreou no final dos anos 1940 e neles esteve até o final da década de 1990, mais de 50 anos depois.
Também atuou em diversos filmes, entre eles Xica da Silva (1976), como o Comendador João Fernandes, Asa Branca: Um Sonho Brasileiro (1980), além de adaptações para livros deMachado de Assis, casos de Um Homem Célebre (1976) e Memórias Póstumas (2001).
Apesar de ter se mantido bastante ativo como ator até 2009, quando trabalhou na novela Mutantes: Promessas de Amor, exibida pela TV Record, Chagas se distanciou dos palcos, sua grande paixão, na última década. Em entrevista concedida há poucos anos ao programa Starte, da Globo News, Chagas explicou ter se afastado do teatro por uma escolha pessoal, já que o universo teatral não seria mais o mesmo.
“A partir dos 80 anos, você percebe que faz parte de uma outra geração e a geração nova é que está com o teatro nas mãos hoje. São eles que fazem o teatro”, afirmou. “O teatro que eu fazia não se faz mais, então comecei a me sentir deslocado da vida artística teatral brasileira. Poderia não ser assim, eu poderia continuar fazendo comédias, isso e aquilo, mas sempre fui muito exigente do ponto de vista intelectual, sempre tive um repertório artístico de altíssima qualidade. E isso me obrigava a fazer o tipo de teatro maravilhoso que a gente fez – e que eu acho que hoje já não se faz mais. Se faz outro teatro: maravilhoso, fantástico, da época de agora, que não é a minha época mais.”
Chagas foi casado com a atriz Cacilda Becker, morta em 1969, aos 48 anos, em decorrência de um derrame cerebral. Com ela, o ator teve sua única filha, Maria Clara Becker Chagas.

Nenhum comentário: