domingo, 10 de junho de 2012

DISLEXIA - COM DESCUIDO ESCOLAR - FAZ PAI IR À JUSTIÇA...


O pai vai processar a escola!


O pai da aluna disléxica de que trata o posthttp://educaforum.blogspot.com/2008/01/viva-inteligncia-dos-pais.html resolveu mesmo processar a escola. Leia a matéria publicada no caderno AQUI do jornal O Estado de Minas:

Cadê a inclusão?
Pai busca na justiça correção do que considera um conceito viciado

A palavra da moda na educação brasileira é inclusão. E faz sentido; afinal, se estamos tentando colocar o país nos trilhos, se queremos incutir o sentimento de solidariedade e garantir a cidadania, a escola é a base de todo o trabalho. Por isso e, principalmente, porque é pai, Antônio Albino de Abreu Mendes vai à Justiça contra uma escola particular da cidade que reprovou sua filha, desconsiderando suas necessidades básicas. O administrador Antônio Albino tem mais dois filhos no Colégio Magnum e reconhece que a instituição é séria, mas não se conforma com o fato de sua filha de 9 anos ter sido reprovada por demonstrar dificuldades no aprendizado. Foi orientado pela escola a encaminhar a garota a uma fonoaudióloga que não constatou problema algum. Levou então a filha a outros profissionais, como psicólogo, pediatra e neurologista e encontrou uma explicação: a filha possui dislexia, síndrome de origem neurológica e que pode ser genética (desenvolvida) ou adquirida por acidente vascular cerebral. O disléxico é potencialmente mau leitor (leitura lenta e sofrível). A supervisora pedagógica do colégio, Márcia Maria Campos, disse que o Magnum reconhece as dificuldades para a família conviver com a reprovação, mediante o comprometimento com a aprendizagem, mas que o colégio tem seus procedimentos padrões que precisam ser seguidos. O pai vai bater às portas da Justiça, munido com a lei que criou o Plano Nacional de Educação e uma convicção: “A reprovação, em lugar de corrigir os erros, repete tudo novamente: a mesma escola, o mesmo aluno, o mesmo professor, os mesmos métodos, o mesmo conteúdo... É por isso que a realidade da escola não é de repetentes, mas de multirrepetentes”.

7 comentários:

Magia8 disse...

Sobre Dislexia 
Vi outros posts sobre o problema de dislexia então faço aqui o apontamento de até onde cheguei na matéria a partir do meu percurso e formação em educação e psicanálise. 
A linguagem se articula em dois eixos (um horizontal e outro vertical): 
o da metáfora e o da metonímia 
ou
o do deslocamento e o da substituição, 
a dislexia sendo então um problema na articulação destas duas operações necessárias à expressão espontânea e verdadeira, ganha-se muito no desenvolvimento de uma relação terapêutica com o sujeito no sentido de identificar o que lhe coloca verdadeiramente problema e trabalhar a relação com a matéria em questão. Sim, sim, levantar a auto-estima é muito bom com argumentos verdadeiros, situando no tempo e no espaço a criança, dando orientação, acreditando e investindo no sucesso, mas não o super valorizando!

Abraços 
Mirian Giannella

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