Livro traz história e muito mais sobre cerveja
O livro conta um pouco sobre a história da cerveja, seu processo de fabricação e os ingredientes básicos. Apesar de ser considerada uma bebida simples, que pode ser consumida a qualquer hora, existem algumas regras que, se forem consideradas, ampliam o prazer que ela proporciona.
Esqueça a champanhe, os coquetéis e os licores após o jantar – há uma cerveja para cada ocasião. Saber escolher, armazenar e servir a cerveja ideal é mais uma forma de assegurar o sucesso de um encontro, seja uma reunião de amigos ou um evento profissional.
Por ser uma bebida mais comumente apreciada em momentos de lazer e descanso, muitas pessoas acreditam que não deva ser servida em celebrações mais sofisticadas. Mas esse conceito tem mudado. Com os inúmeros tipos de cervejas que existe hoje no mundo todo, é fácil encontrar a cerveja certa.
Além de apresentar uma tabela prática com os tipos de comida e cerveja que combinam, todas as cervejas do livro têm sugestões de pratos. É um guia essencial para os apreciadores da bebida mais popular do mundo.
Zak Avery é jornalista e especialista em cerveja, com anos de experiência no varejo desse tipo de bebida. Ele faz parte do comitê British Guild of Beer Writers (Sociedade Britânica dos Escritores de Cerveja), e em 2008 ganhou o maior prêmio concedido pela associação: Escritor de Cerveja do Ano. É juiz no evento anual Desafio Internacional da Cerveja. Zak mora em West Yorkshire, Inglaterra, uma região famosa por sua tradição na indústria cervejeira.
.
Título: 500 cervejas
Autor: Zak Avery
Editora: Marco Zero
ISBN: 978-85-213-1643-5
Preço: R$ 44,90
Beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes
Para as mulheres são dois copos pequenos da bebida; para os homens, três
Todos os dias: assim como o vinho, a cerveja deve ser consumida com moderação (Polka Dot Images/Thinkstock)
"Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral"
Rosa Lamuela, pesquisadora
A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.
“Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.
Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida.
O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário