segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Alckmin promete tolerância zero com invasões do MST

Este ano, 34 propriedades e três repartições públicas foram invadidas pelo bando

Carolina Freitas
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante abertura da Couromoda: tolerância zero com invasões de terra

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante abertura da Couromoda: tolerância zero com invasões de terra (WILLIAM VOLCOV/AE)

Em meio a uma onda de invasões de terras em São Paulo, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), enviou nesta segunda-feira um recado ao Movimento dos Sem-Terra (MST): “Em São Paulo, invadiu, desinvade". De acordo com o tucano, o estado vai adotar tolerância zero com ações do bando. “Vamos apoiar a reforma agrária, mas não vamos tolerar invasão".

Os sem-terra ameaçam as autoridades com o que chamam de “Janeiro Quente”. Desde o início do ano, 34 propriedades e três repartições públicas foram invadidas no país. O governador paulista se disse preocupado com a situação. “A invasão é um desserviço à reforma agrária. A boa bandeira da reforma agrária fica maculada pelas invasões de propriedade, que causam uma enorme insegurança no campo", declarou.

Alckmin participou da abertura da Couromoda, na capital paulista, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O momento foi de troca de gentilezas. Tarso convidou Alckmin a firmar com ele um pacto “político, social e financeiro” pelo bem da indústria nacional. Alckmin aceitou a proposta: “Tarso, estamos juntos".

O governador paulista reencontrou ainda o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Os dois foram adversários na eleição de 2010 para o governo estadual. Na época, Skaf fez duras críticas ao tucano. Agora, o clima mudou. “Desejo ao senhor um excelente mandato”, disse Skaf. “Reitero total apoio e o desejo de que juntos possamos fazer mais por São Paulo e pelo Brasil".

Nenhum comentário: