sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AMBIENTALISTA MOGIMIRIANO - ULISSES GIRARDI - LAUREADO - COM ARTIGOS EDITADOS NAS GRANDES MÍDIAS E QUE DIZ, COMO MUITA AUTORIDADE: LIXO NÃO EXISTE, O QUE HÁ, EM GRANDE DESPERDÍCIO, RICA MATÉRIA-PRIMA A SER APROVEITADA...

  1. Obrigado à revista Floresta Brasil Amazônia por ter publicado mais um artigo de minha autoria. O artigo encontra-se no comentário Abaixo.
    • Paulo Roberto Tristão Tristão Muito Bom Ulisses, Você merece.
    • Ulisses Girardi Compostagem: Destino Nobre e Sustentável para o “lixo” orgânico doméstico.

      Não há a menor dúvida de que o lixo urbano doméstico é um problema global, dar uma destinação adequada e sustentável é um dever das autoridades federais, estaduais e municipais, do executivo, legislativo e judiciário e com envolvimento da população, pois o destino inadequado coloca em risco a saúde da população e do meio ambiente. 
      Como ambientalista e profissional na atividade de reciclagem e compostagem e com a minha experiência ao longo dos anos, faço algumas considerações entendendo que “lixo” não existe, o que existe são matérias-primas mal aproveitadas.
      Dentro deste contexto gostaria de apontar uma solução sustentável definitiva para o lixo orgânico doméstico, a compostagem.
      Não vou me aprofundar nesse assunto, mas sua definição é a transformação de matéria orgânica em adubo orgânico. Hoje existem técnicas inovadoras que transformam resíduos orgânicos em um produto rico em substâncias húmicas e nutrientes, que recuperam solos degradados, melhorando suas estruturas físicas, químicas e biológicas e fornecem nutrientes para as plantas, aumentando a produtividade e a oferta de alimentos.
      Dar outro destino ao lixo orgânico doméstico e não transformá-lo em fertilizante é um retrocesso da agenda socioambiental nacional. Se existe uma solução sustentável definitiva por que não colocá-la em prática? A quem interessa que o lixo continue sendo lixo? Por que não fazer o que tem que ser feito?
      São inúmeros os benefícios da compostagem, mas se faz necessária a vontade política para por em prática a coleta seletiva do lixo doméstico, que pode ser feita com a mão de obra de catadores e executada através de cooperativas.
      Essa prática é limpa e gera centenas de empregos dentro da formalidade, beneficiando a família dos mais carentes.
      Imagine se todo o lixo orgânico doméstico fosse compostado, poderiam criar centenas de usinas, que além dos benefícios do fertilizante orgânico estariam criando também centenas de empregos diretos e indiretos.
      É um absurdo pensar que no Brasil estamos procurando alternativas para o destino do lixo orgânico doméstico, se já existem soluções sustentáveis definitivas.
      Se nada for feito não é por falta de tecnologia ou conhecimento, mas por falta de vontade política ou outros interesses.
      O lixo é uma riqueza pública, explorá-lo com inteligência e respeito à vida e ao meio ambiente é dever de todos.
      Ulisses Girardi
      Ambientalista e Diretor do Grupo Visafértil
    • Malu Pereira Pinto Parabéns ...
    • Teresinha Girardi parabens por mais uma conquista...valeu
    • Renata Zibordi Excelente matéria Sr. Ulisses Girardi, parabéns!

    • Magnífico trabalho
    • Diva Maria Martins PARABÉNS,ULISSES!!!!!! BJOS
    • Vânia Cristina Parabéns mais isso é apenas o reflexo do seu belo trabalho!!!! Nós e o meio ambiente agradece...
    • Fátima Caria Parabéns vc merece,e nos e o meio ambiente tiramos o chapéu pra vc.
    • José Silvio Jr. Parabenizo pelo ótimo texto!
    • Marli Cardoso parabens,por mais esta conquista,boa tarde.
    • Marê Tavares Para melhor leitura do artigo: Compostagem: Destino Nobre e Sustentável para o “lixo” orgânico doméstico.

      Não há a menor dúvida de que o lixo urbano doméstico é um problema global, dar uma destinação adequada e sustentável é um dever das autoridades fe...Ver mais
    • Maria Zélia Gasparini Excelente artigo. Parabéns
    • Márcia Aparecida De Freitas Pavanello Grande homem! Parabéns Ulisses!
    • Jair Roberto Pasquali muito bom, parabéns, valeu!
    • Odinovaldo Dino Bueno Gente da nossa terra, sapiente, levando conhecimento além fronteiras! Parabéns ao amigo pensador - ULISSES GIRARDI - lutador incansável pelo nosso meio ambiente. Vamos registrar em nossas páginas e blogs...
    • Odinovaldo Dino Bueno
  2. Hoje teve mais uma coleta do Projeto-piloto de compostagem em Mogi Mirim. Estou encantado. A população esta participando. Que maravilha.

    Foto: Hoje teve mais uma coleta do Projeto-piloto de compostagem em Mogi Mirim. Estou encantado. A população esta participando. Que maravilha.Curtir ·  · 

Nenhum comentário: