Fotos: Divulgação
Caraguá recebe prêmio “Selo Cidade Cidadã”
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados concedeu ao município de Caraguá o prêmio “Selo Cidade Cidadã”, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A entrega do prêmio será no dia 13 de dezembro, às 11h, no auditório planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Para receber o selo, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso inscreveu o projeto “Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos”, que engloba várias ações que já foram implantadas como a “Praia Acessível”, que oferece cadeiras de rodas anfíbias para cadeirantes e pessoas com disfunções motoras, banheiro adaptado, maca e recursos lúdicos utilizados por professores de educação física.
Também integra o projeto, o “Playground adaptado”, com brinquedos que podem ser utilizados seguramente por crianças cadeirantes ou com mobilidade reduzida, a “Pista de Skate” para a prática de Hard Core Sitting (modalidade utilizada por cadeirantes para a realização do esporte) e a “Praça do Idoso”, que dispõe de equipamentos para a terceira idade e promove atividades esportivas, de reabilitação e de lazer.
Na primeira semana de dezembro está prevista a inauguração da Academia Inclusiva ao ar livre, com equipamentos adaptados, e da Praça Sensorial, elaborada com paisagismo e recursos para estimulação e participação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. E continuam por toda a cidade as obras de ampliação do “Rota Acessível”, composta por ciclovias, calçadas com rebaixamento, faixas, lombofaixas, vagas preferenciais e sinalizações.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que Caraguá trabalha com políticas públicas que tornarão o município referência em inclusão social das pessoas com deficiência. “A secretaria foi implantada há quase um ano e já conseguimos esse prêmio, que demonstra que nosso plano de governo voltado às pessoas com deficiência está no caminho certo”, afirmou.
Prêmio Ações Inclusivas – Caraguá também está entre os 30 finalistas do 3º Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência. A premiação é uma iniciativa da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e tem o objetivo de reconhecer e destacar as práticas bem sucedidas voltadas à inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência em todo o Estado.  
Entre os 30 finalistas, 10 serão premiados, sendo cinco práticas governamentais e outras cinco não governamentais. Caraguá participa com o projeto “Praça Sensorial”, elaborado para proporcionar estrutura paisagística e recursos adaptados que estimulem os sentidos da audição, da visão, do olfato, do tato, além de sua utilização como academia de ginástica, trilha sensorial, playgrounds, espaço para jogos e quadra esportiva. A entrega do prêmio será no dia 12 de dezembro.

Assessoria de Comunicação Social - 30/11/2012