domingo, 26 de fevereiro de 2012

DICAS PARA SER SAPIENTE NAS REDES SOCIAIS...


Você sabe se cuidar nas redes sociais?

As redes sociais tornaram-se um importante instrumento de comunicação social. Foi graças a elas que tantos jovens se mobilizaram para os protestos de rua que ficaram conhecidos como primavera árabe e conseguiram derrubar as ditaduras na Tunísia, no Egito e na Líbia no ano passado. As redes também foram usadas para combinar manifestações contra a crise econômica na Europa e nos Estados Unidos e contra a corrupção no Brasil.
Muitos usam as redes sociais para fazer amigos e conhecer pessoas que vivem em outras cidades e países, mas, no calor das confidências, acabam se esquecendo que a Internet é um espaço público. Falam de suas intimidades como se estivessem entre quatro paredes, rodeados apenas de pessoas de sua inteira confiança. Esta sensação de segurança é aumentada pelo fato de escreverem de dentro de suas casas e terem apenas o computador a sua frente. Mas, apesar do prazer que os contatos interpessoais feitos nas redes sociais podem nos proporcionar, é preciso tomar cuidado, pois, afinal, os dados que postamos na internet tornam-se de domínio público e perdemos o controle sobre eles.
Relacionar-se na internet pode ser tão perigoso quanto quando nos relacionamos com estranhos na rua. Nunca podemos prever o comportamento de pessoas desconhecidas, por mais que nos deixem, à primeira vista, uma boa impressão. Navegar na internet é como aventurar-se pelas ruas de uma cidade desconhecida, e estar sujeito a encontrar pessoas de todos os tipos. Algumas podem tornar-se amigas, mas outras podem nos trazer muitos dissabores e prejudicar nossas vidas.
Como distinguir entre elas? Como saber se aquele “amigo” tão simpático não usa uma identidade falsa apenas para cativar nossa amizade? Muitas crianças e jovens acreditam, ingenuamente, que todas as pessoas são boas e generosas e confiam facilmente nas informações que lhes são passadas pela internet. Mas, infelizmente, essa ingenuidade pode lhes custar caro. Muitos são humilhados e ridicularizados nas redes sociais por pessoas a quem confiaram seus segredos.
Aqueles que usam as redes sociais para difamar e insultar podem acreditar que estão protegidos pelo anonimato só porque usam nomes falsos, mas se esquecem, ou não sabem, que os provedores têm como identificá-los e descobrir sua localização através do número de seus computadores.
Fazer calúnias ou comentários racistas pode levar uma pessoa à cadeia e a pagar multas de indenização à sua vítima. Uma denúncia à polícia ou ao Ministério Público pode provocar a abertura de uma investigação e uma condenação pela Justiça de quem comete esses crimes. Se for um menor de idade, estará sujeito à punição com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e seus pais responderão na Justiça pelos seus atos, tendo que pagar indenizações às vítimas.
Os crimes de racismo são punidos severamente pela nossa legislação e quem acredita que pode fazer comentários desse tipo nas redes sociais impunemente está enganado. Basta que a vítima faça a denúncia e o provedor é obrigado a colaborar com a polícia e a Justiça para localizar o autor do delito.
A Constituição brasileira nos garante o direito à livre expressão do pensamento, mas também protege a intimidade e a privacidade. O cuidado que temos que ter ao expressar nossas ideias livremente é o de não desrespeitar os direitos dos outros. Não podemos utilizar nosso direito à livre expressão para difamar e humilhar alguém ou invadir sua vida privada e intimidade.
Muitos, quando são levados a responder perante os tribunais pelas calúnias que fizeram nas redes sociais, dizem que suas afirmações eram apenas uma brincadeira. Mas brincadeiras não podem, de forma alguma, trazer prejuízos à imagem dos outros, pois, nesses casos, não serão vistas pelo juiz como brincadeiras, e sim como crimes.
Outro risco para o qual crianças e adolescentes precisam estar atentos ao usarem as redes sociais é a existência de pessoas que acessam a internet para cometer crimes sexuais contra menores.
Para se manter seguro no ambiente virtual e evitar ser vítima de pedofilia, pornografia, exploração e abuso sexual infanto-juvenil, não dê informações pessoais para estranhos. Proteja sua vida privada e não diga seu sobrenome, endereço, telefone, nome dos pais e parentes ou local onde eles trabalham, nem a escola onde você estuda,  os cursos extraclasse que frequenta, as viagens que fez ou fará, ou quaisquer dados que possibilitem uma pessoa mal intencionada descobrir sua localização e abordá-lo na rua quando você estiver desprotegido.
Não se deixe fotografar ou filmar em cenas comprometedoras nem envie esse tipo de material pela Internet ou celular. Lembre-se de que não são apenas os seus amigos e pessoas honestas que utilizam a Internet.
Tome cuidado com novas amizades, procurando referências antes de considerá-las como conhecidas. Ao marcar encontro com amigos virtuais, procure fazê-lo em lugares movimentados e nunca vá desacompanhado.
 

Nenhum comentário: