quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CARAGUÁ - A CIDADE DA CICLOVIA - CADA DIA MAIS SAUDÁVEL... AGORA, CICLOFAIXA NO CENTRO...


21/12/2011
Ciclistas têm áreas exclusivas nas ruas de Caraguá
Nesta temporada, o trânsito de Caraguá tem novidades para turistas e moradores ciclistas. Após as lombofaixas, a novidade agora são as ciclofaixas. O objetivo é adequar o trânsito das regiões mais movimentadas.
Com a pavimentação e repavimentação das ruas do centro, foram criados 1.050m de faixa exclusiva para a circulação de bicicletas nas ruas Presciliana de Castilho até a 9 de julho, e 450m na Avenida Engº Jair Nunes de Souza, no bairro Ponte Seca. Além da pintura do solo, as vias receberam placas de sinalização e taxões, mais conhecido como “olhos de gato”.  
As ciclofaixas devem beneficiar toda a população, como é o caso da Avenida Frei Pacífico Wagner, no centro, que facilitará o trânsito dos alunos da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, do Colégio Módulo e da EMEI/ EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia. 
O secretário de Trânsito de Caraguá, João Batista Amandes, explica que a ciclofaixa, no trecho da Avenida Frei Pacífico Wagner, por exemplo, limita o espaço do ciclista. “Isto oferece segurança para as pessoas que utilizam esse meio de transporte sem interferir no trânsito”, disse.   
Com essas ações, carros e bicicletas podem circular nas mesmas vias. A secretaria alerta sobre a importância do respeito e gentileza nas ruas como, por exemplo, os veículos darem preferência aos pedestres que atravessam na faixa; e os ciclistas a descerem da bicicleta ao atravessar na faixa. Isso é um gesto de cordialidade e também um diferencial da cidade.
Caraguá já possui 15.500m de ciclovia em pista e 10.800m em orla, que serão somados aos 1.500m de ciclofaixas. O centro receberá mais 450m de ciclofaixa em breve.

Nenhum comentário: