terça-feira, 18 de outubro de 2011

Associação alerta sobre mau hálito por carta ou email


O mau hálito pode estar relacionado a várias causas

Você tem um amigo que sofre com mau hálito e não sabe a melhor forma de alertá-lo? Para evitar constrangimentos, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) avisa à pessoa por carta ou email, através do serviço “SOS Mau Hálito”. A pessoa que pediu o serviço não é identificada.


Leia também:

Na mensagem enviada, a associação esclareceo que é halitose, fala das causas do problema, dá dicas de como eliminar o mau hálito e mostra uma lista de profissionais credenciados pela ABHA. O texto explica que a halitose (nome científico do mau hálito) não é uma doença, e sim um sintoma de que algo não vai bem no organismo. “A halitose nem sempre é sinônimo de uma má-higiene, podendo ser causada por inúmeros outros motivos”, diz a mensagem da ABHA.

Aproximadamente 300 notificações são encaminhadas por mês e a associação nunca recebeu reclamações. Em pesquisa realizada com 127 pacientes atendidos por profissionais da ABHA, apenas um deles afirmou que não gostaria de ser avisado do problema.


A halitose no Brasil

Especula-se que 57 milhões de brasileiros tenham halitose. Mas a maioria dessas pessoas nem imagina a existência do problema. “Depois de um tempo, elas se habituam ao odor e não sentem o próprio hálito. É a chamada fadiga olfativa”, comenta o presidente da ABHA, Marcos Moura.


Segundo a ABHA, o mau hálito tem aproximadamente 60 causas distintas e 90% dos casos têm origem na boca. Problemas estomacais raramente interferem na halitose.


O mau hálito pode estar relacionado a várias causas, como o hálito da manhã, jejum prolongado, dietas descontroladas, alimentação inadequada, má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua ou amídalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva, estresse, diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre acentuada, problemas em vias aéreas (adenóides, rinites, sinusites...) e outros.


O uso excessivo de medicamentos, fatores como o fumo, drogas, uso de bebidas alcoólicas e a utilização de soluções para bochecho com álcool na composição também são fatores que podem comprometer o hálito.

Tratamento

“O pontapé inicial para o tratamento da halitose é a cadeira do dentista”, afirma Moura. “Como a maior causa do problema está na boca, o odontologista é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico”, finaliza.

Alguns procedimentos ajudam a evitar e combater o mau hálito, como a estão escovação correta, o uso rotineiro do fio dental e do raspador de língua, maior consumo de água no dia a dia e, o tratamento adequado de cárie, gengivite, periodontite, entre outros.

Um comentário:

Dr.Marcos Moura disse...

Obrigado por divulgar nosso serviço e nossa Associação
Dr Marcos Moura
Presidente da ABHA