segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BRASIL E CHINA BONS NEGÓCIOS:IMPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO É RECORDE...

Mineração

Importação chinesa de minério de ferro bate recorde em janeiro

Siderúrgicas do país reforçaram os estoques da commodity para manter a produção no feriado do Ano Novo Lunar

Importação bateu recorde de 68,97 milhões de t em janeiro – o maior nível desde setembro de 2009

Importação bateu recorde de 68,97 milhões de t em janeiro – o maior nível desde setembro de 2009 (Marcelo Prates)

As importações chinesas de minério de ferro atingiram recorde de 68,97 milhões de toneladas em janeiro, o maior nível desde setembro de 2009, segundo dados divulgado nesta segunda-feira pela Administração Geral Alfandegária do país.

As siderúrgicas reforçaram os estoques de minério de ferro para manter a produção antes do feriado do Ano Novo Lunar, em fevereiro, o que explica o salto nas importações da matéria-prima.

"Estocagem pelas siderúrgicas para manter operações normais durante o feriado foi o principal fator que guiou as importações", disse o analista Du Hui, da Qilu Securities.

As importações tiveram crescimento de 48% ante janeiro do ano anterior e de 18,8% sobre dezembro de 2010, de acordo com os dados.

Entretanto, ‘traders’ esperam uma diminuição das importações em fevereiro após o pico, devido às reduzidas reservas em janeiro ante dezembro, assim como por interrupções dos embarques durante o feriado.

"As importações provavelmente vão cair em fevereiro, uma vez que os poucos embarques foram postergados durante o feriado, e a atividade de compras em janeiro não foi tão ativa quanto em dezembro em meio ao aumento dos preços", disse um ‘trader’ de minério de ferro de Pequim.

As exportações de aço do maior produtor mundial do produto aumentaram 9%, para 3,12 milhões de toneladas em janeiro na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados.

Analistas esperam que as vendas externas do país ampliem ganhos em fevereiro, refletindo a recuperação da demanda nos mercados internacionais.

A China importou 1,64 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos em janeiro, ante o 1,41 milhão de toneladas de dezembro.

Nenhum comentário: