quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LUCAS REIS E THÁCIO - FAZEM UM SHOW DE VIOLA, ALGO DIFERENTE NESTE ADMIRÁVEL INSTRUMENTO DE SOM APRECIADO A QUEM TEM OUVIDO APURADO...

Bicho do Mato, com Lucas Reis e Thácio

Lucas Reis e Thácio - Cultura Caipira Blog Prêmio Rozini
Olá pessoal! Estamos aqui novamente na nossa categoria Música Caipira, trazendo a todos os nossos leitores do Cultura Caipira Blog, apreciadores da viola e da música caipira e do sertanejo de raiz, mais uma dupla que estreia em nosso site. E que representam muito bem a juventude que vive e defende a cultura caipira em nosso país.
Os mineiros de Uberlândia, Lucas Reis e Thácio Cândido, com 21 e 22 anos, respectivamente, começaram cedo na música. O primeiro aos 3 anos já começou a aprender vários instrumentos com seu tio, e aos 10 já participava de encontros de violeiros. Aos 12 começou a tocar viola, e em 2005 participou da Orquestra Infanto Juvenil de Viola Caipira de Uberlândia. Conheceu seu primeiro parceiro e fez dupla por 3 anos.
Thácio Cândido começou na viola aos 6 anos, tocando escondida a viola de seu tio. Em 2006 já se apresentava com uma dupla, e iniciou sua participação na Orquestra de Violeiros Mirins de Uberlândia. Depois de 3 anos com o antigo parceiro, passou a tocar violão para o Tostão Chamamezeiro. Depois de 2 anos tocando em orquestra os dois montaram a dupla Lucas Reis e Thácio. E o tio em comum desses dois jovens primos violeiros, é o Marcos Violeiro, que atualmente faz dupla com Cleiton Torres.
Em 2010 Lucas Reis e Thácio foram a dupla Revelação do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, inclusive realizando o show de encerramento do evento. Eu já havia escutado falar da dupla e ouvido algumas músicas deles, do CD e DVD Pra te amar de vez, gravado em 2011. Em 2013 receberam a mesma premiação, agora na categoria DVD, ocasião em que tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, quando o Cultura Caipira Blog foi contemplado na categoria Site.
Há vários vídeos da dupla no You Tube, e quando escutei as músicas baixadas do site deles, tive a certeza de algo que ouvi durante o Prêmio Rozini, de uma cabeça coroada: de que eles são o que de melhor apareceu na música caipira nos últimos tempos. A habilidade dos dois violeiros, a afinação das vozes e a seleção do repertório não deixam dúvidas da qualidade da dupla. Mas se vocês quiserem comprovar… sugiro que vejam o pout-pourri de pagodes abaixo, onde eles tocam e cantam juntos. Numa viola só:
Outra coisa que me impressionou foi a seleção de polcas que vi a dupla executar em uma de suas várias visitas no Viola Minha Viola. Pareciam dois paraguaios – ou dois sul-mato-grossenses ;) – executando este ritmo tão apreciado e conhecido por aqui. Tanto é que em um dos comentários dos vídeos na internet alguém pede: “Venham tocar no MS que o sucesso vai ser garantido!” E eu não tenho dúvida nenhuma disso.
Dentre tantas músicas ótimas do CD e DVD Pra te amar de vez, de Lucas Reis e Thácio, escolhi uma moda que gosto “por demais”, chamada Bicho do Mato. Pura poesia na letra, bela melodia e um arranjo caprichado. Confiram esta versão do DVD, bem produzido, onde eu vi pela primeira vez câmeras no braço da viola!
Música: Bicho do Mato
Composição: Rosseri e Tião do Rancho
Interpretação: Lucas Reis e Thácio
Sou raio de sol batendo sobre o orvalho da manhã
Sou a lua se escondendo
Sou canto do acauã
Eu sou um broto da terra
sou pedra na corredeira
Riacho descendo serra
barulho de cachoeira

Sou o lobo do cerrado
Sou o silêncio de um regato
Sou o mugido da fera
Eu sou um bicho do mato

Eu sou filho da mãe terra
Eu tenho cheiro de chão
Moro na gruta da serra
Junto à toca de um leão
A noite a pantera negra
vem ser o meu cão de guarda
Durmo sonhando que estou
nos braços da minha amada

Sou o lobo do cerrado
Sou o silêncio de um regato
Sou o mugido da fera
Eu sou um bicho do mato

acauã: seu canto dá origem ao seu nome “acauã” e é repetido seguidamente durante alguns segundos. No folclore amazonense, diz-se que os gritos do acauã prenunciam a chegada de forasteiros. Já na região do Espinhaço, em Minas Gerais, prenunciam a morte de um conhecido. A ave é citada na música “Acauã”, cantada por Luiz Gonzaga e composição de Zé Dantas. Fonte: Wikiaves. Para ver e ouvir o canto do acauã, clique aqui.
E para quem mora em Campo Grande ou região, a oportunidade de assistir o show de Lucas Reis e Thácio chegou, pois até onde sei será a primeira apresentação deles por aqui. É claro que não vamos perder esta oportunidade e quem for nos encontrará por lá :) Espero que tenham gostado! Um grande abraço para o meu amigo e leitor Wellinton Paes, que tem a mania de me chamar (e a outros da nossa ‘categoria’) de bicho do mato!

Nenhum comentário: