BRAQUITERAPIA - Câncer de Próstata (excelente colaboração do sapiente Milton Carlos da Silveira - que com esta atenção poderá salvar muitas vidas...)
     Por favor, leia com atenção ou repasse este depoimento, repassando...
   Prezados.
Meu  nome é Paulo da Luz, tenho 55 anos de idade, sou Técnico de Segurança  Sênior, lotado na PETROBRAS/ENGENHARIA/IEGA/LAQSMS, morando em Balneário  Camboriu/SC e trabalhando no Rio de Janeiro/RJ. 
Sempre  levei uma vida saudável, sem vícios, praticando esportes e controlando a  alimentação - muita salada, frutas, verduras, evitando frituras,  gorduras, embutidos, conservantes, refrigerantes etc. 
O relato que segue visa esclarecer e orientar sobre o  Procedimento BRAQUITERAPIA DE PRÓSTATA COM IMPLANTE DE SEMENTES RADIOATIVAS para o tratamento efetivo do Câncer de Próstata.
A  partir dos 50 anos de idade, durante a realização anual dos exames  periódicos, também devemos medir o índice de PSA, realizar a  Ultrassonografia abdominal total e consultar o Urologista, onde ocorre o  toque retal. 
Todos  os meus exames de ultrassonografia e toque sempre tiveram resultados  normais, embora os valores dos últimos PSA foram um pouco elevados, a  saber: 29/07/2008: 2,87 e 13/08/2009: 3,62.
A  partir deste último índice, fui ainda mais rigoroso com a alimentação,  julgando que reduziria o índice do PSA ao consumir bastante tomate,  beterraba, grãos, enfim tudo que diziam ser bom para a próstata. 
Infelizmente  os conseguintes exames de PSA que realizei nos dias 23/10/2009: 3,40 e  no dia 08/02/2010: 3,56 não foram muito otimistas, embora ainda  posicionados dentro da faixa tolerável informada pelos laboratórios que é  de 4,00.
Levei  os resultados ao urologista no Rio de Janeiro, que me examinou e embora  constatando que a próstata estava normal, solicitou uma biópsia.
E  no dia 13 de julho de 2010 o médico urologista do RJ, com base no  resultado da biópsia, me informou que eu tinha CÂNCER DE PRÓSTATA e que  devia me submeter à cirurgia o mais breve possível - dentro de um  mês.
E  na cirurgia, não teria como preservar os feixes vásculos nervosos,  IMPOSSIBILITANDO DEFINITIVAMENTE A EREÇÃO, DE FORMA IRREVERSÍVEL, e que  TALVEZ, com o tempo, A INCONTINÊNCIA URINÁRIA PODERIA DEIXAR DE OCORRER.
Enquanto falava, ele prescrevia e me passava diversas receitas de exames pré-operatórios.
Neste  momento perdi totalmente o prumo. Estava em um local distante de casa,  longe da família e sem saber o que fazer e/ou pra onde ir. Depois de  tanta dedicação ao trabalho e próximo do momento de curtir a merecida  aposentadoria, surge uma doença deste nível para mudar totalmente nossos  planos.
Com  minha família distante, foi no meu gerente que obtive o primeiro  amparo, naquele dia mesmo, sucedido pelos demais colegas de trabalho,  inclusive alguns lotados em órgãos de Santa Catarina.
O  apoio da minha família, especialmente minha mulher e meus filhos foram  fundamentais, mas foi na crença do poder de Deus que dia após dia,  obtinha persistência para transpor os obstáculos que surgiam.
Os demais exames atestaram que o "problema" estava ainda na sua fase inicial e localizado, já que a descoberta foi precoce.
Assim,  durante as várias consultas realizadas, com Urologistas do Rio de  Janeiro, Paraná e de Santa Catarina, descobrimos que a  garantia de cura era de 100% pelos vários métodos convencionais, onde a  próstata é inteiramente extirpada, seja na Cirurgia Radical; com Vídeo,  ou Robótica. 
Entretanto,  nenhuma delas assegurava e/ou garantia a não ocorrência de seqüelas,  especialmente a Perda de Ereção e a Incontinência Urinária.
Então  faltava aquele porto seguro! Onde ir? Quem é o papa do assunto? Qual a  melhor técnica que alem de garantir 100% de cura, não deixaria seqüelas  irreversíveis?
Foi  quando soube de um colega em São Francisco do Sul-SC que teria a pouco  mais de 2 anos, se submetido à BRAQUITERAPIA DE PRÓSTATA COM IMPLANTE DE  SEMENTES RADIOATIVAS, com quem conversei logo que  possível, por telefone e que estava muito bem, sem qualquer tipo de  seqüelas. 
Neste  momento, convencido que se tratava de uma técnica eficiente e menos  invasiva, decidi me submeter a este tipo de procedimento.
Devidamente  orientado pelo colega e amigo Dr. Emano Guimarães Neto, busquei os  recursos de última geração do Hospital A.C.Camargo em São Paulo-SP, na  pessoa do Dr. Antonio Cássio Assis Pellizzon - Chefe do Serviço de  Braquiterapia do Hospital desde o ano de 1997 e introdutor da Técnica de  Braquiterapia de Alta Taxa de Dose para tumores da próstata no Brasil. 
A  BRAQUITERAPIA DE PRÓSTATA COM IMPLANTE DE SEMENTES RADIOATIVAS consiste  no implante de sementes de  iodo na próstata, visando à destruição das células doentes. O implante  não requer incisão cirúrgica, apenas anestesia da cintura para baixo,  quando agulhas finas transportadoras das sementes, são introduzidas na  próstata através do períneo (espaço entre o ânus e a bolsa escrotal). Ao  atravessarem a próstata, essas agulhas se tornam visíveis ao exame de  ultrassom transretal. O nº de agulhas e sementes requeridas varia de  acordo com o tamanho da próstata. O procedimento tem duração de 1 a 2  horas e é feito no Centro Cirúrgico do setor de Radioterapia do próprio  Hospital .
As  sementes radioativas usadas na braquiterapia da próstata emitem  radiação em dose elevada e confinada somente à próstata permitindo  poupar os tecidos circunvizinhos sadios, como o reto e a bexiga. As  sementes são do tamanho de um grão de arroz e uma vez colocadas  não precisam ser retiradas.
Este  procedimento tem cobertura pela AMS da PETROBRAS, sob código  96.01.110.6 e SÓ PODE SER REALIZADO NO ESTÁGIO INICIAL DA DOENÇA. 
Depois  de algumas idas e vindas, minha internação no Hospital A.C.Camargo  ocorreu no dia 14/09/2010, o procedimento foi realizado na manhã do dia  seguinte, pelo próprio Dr. Cássio, e minha alta, já sem sonda, urinando  normalmente e sem qualquer tipo de seqüelas ocorreu no dia 16/09/2010.
A  PETROBRAS nos deu todo o apoio, através da Assistência Social e do  Setor Médico, tanto do Rio de Janeiro como de Santa Catarina, bem como  pelas próprias Gerências do LAQSMS e da IEGA.  
Retornei ao trabalho já no dia 27/09/2010, menos de 2 semanas após o procedimento. Minha recuperação está sendo excelente!
Finalizo  este depoimento com a expectativa de ter esclarecido sobre um novo  método de cura para uma doença que nos preocupa, e de ter despertado um  pouco mais, para os cuidados com a manutenção da nossa saúde, inclusive  realizando todos os exames recomendados, dentre eles os índices de PSA e  toque retal, de forma a se diagnosticar precocemente eventuais doenças,  viabilizando assim, a sua cura, sem sequelas.
Grande abraço, com Deus!
Esta   mensagem tem classificação de natureza Pública, ou seja, pode ser  retransmitida, sem ressalvas; e se caso houver alguma dúvida e/ou  necessidade de mais esclarecimentos, não se acanhe em me contatar.
Paulo da Luz
Técnico de Segurança Sênior
Matrícula 770.115-1
Rota 817-6212
Externo 21 3212-6212
Celular 21  7565-5983
Hospital A.C.Camargo (Hospital do Câncer)
Rua Prof. Antonio Prudente, 211
Liberdade - São Paulo-SP
CEP: 01509-900
Telefone: 11 2189-5000 / 5104 / 5105
Site: WWW.accamargo.org.br
Dr. Antonio Carlos Assis Pellizzon
CRM 59714
Médico Chefe do Dpto. De Radioterapia e Braquiterapia do Hospital A.C.Camargo
Email: acapellizzon@hcancer.org.br
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário