quinta-feira, 13 de abril de 2017

"NÃO" , advérbio divino! - jornalista Maurinho Adorno - palavra presente em 7 dos 10 mandamentos...

“Não”, advérbio divino!
Maurinho Adorno
Para os que acreditam em Deus, o “não” é divino. É um advérbio presente em 7 dos 10 mandamentos das “Tábuas da Lei”, escritos e entregues por Deus ao profeta Moisés. Acho que os criminosos faltaram às aulas quando foram ministrados o 6º. e o 8º., respectivamente, “não matarás” e “não furtarás”; aliás, em muitos casos matam dois coelhos com uma cajadada, ao furtar e assassinar as vítimas. Pensando bem, eles não são diferentes de muitos políticos – estes, com suas ações, furtam e matam os pobres nas portas dos caóticos hospitais públicos do país, e as crianças na sede do saber.
Eu tenho um amigo – obviamente vou omitir seu nome para não causar constrangimento – em cujo dicionário da vida o advérbio “não” era inexistente. Nos primeiros meses de seu casamento, sua esposa o convenceu a comprar um Ford Ka, para que ela desse suas voltinhas com as amigas. Deveria ter dado um sonoro “não”, evitando o constrangimento de ficar insolvente junto à financeira. Ele já havia errado ao fornecer talão de cheques e cartão de crédito a ela, uma compradora compulsiva. Os conflitos aconteceram e culminaram com a separação. Meu amigo não soube, a tempo e a hora, dizer “não”.
Minha mãe era especialista em dizer “não”. Às vezes me deixava chateado, como ocorria quando meus amigos iam jogar futebol de rua, logo após o almoço, e eu era proibido até que fizesse a lição de casa. Negava a compra de um bom sapato ou uma calça legal, vestimentas usadas por colegas de escola. 
Mas, tal qual uma boa mestra, explicava as dificuldades e nos convencia a viver dentro de nosso orçamento. Com o tempo passamos, eu e meus irmãos, a entender as diferenças das classes econômicas e nós mesmos tínhamos o bom senso de não pedir o que ela não podia nos comprar.
As negativas de minha mãe foram importantes como exemplo na criação de meus filhos. Eles sempre entenderam a necessidade de conviver dentro de nossas posses. De outro lado, o mundo consumista nos dias de hoje está fazendo com que os pais comprem desenfreadamente, atendendo aos pedidos dos filhos para suprir a competitividade com os colegas de escola. São tênis de marca, smartphones de última geração e outros apetrechos, gastando um dinheiro que poderá fazer falta no futuro – para o pagamento de uma faculdade, como exemplo. Esses pais precisam aprender a dizer “não”.
Na minha vida eu errei muito por não dizer “não”. Paguei avais em bancos, e alugueis, como fiador, simplesmente por não negar. Em alguns casos, perdi o dinheiro e o amigo. Aprendi. Hoje não aponho minha assinatura em nada que não me diga respeito diretamente. De outro lado, é difícil escutar um “não” e a negativa dói no coração. Uma vez, no Grêmio Mogimiriano, fui “tirar” uma menina para dançar. Eu não a conhecia. Levei um “não” mais doloroso que tapa na cara. Depois dessa, somente convidava as meninas para dançar, após um flerte ou uma piscadinha de empatia marota. 
 Estou convidando a todos para praticarmos o negativismo sadio. “Não”, aos políticos corruptos de carreira, através de nosso voto; “não” ao preconceito de qualquer espécie; “não” às novelas nocivas que induzem as crianças a sórdidos comportamentos; “não” à violência doméstica; “não” às drogas. Enfim, diga “não” quando você não puder dizer “sim”.
Mostrar mais reações
21 comentários
Comentários
Ana Lucia Fragoso Realmente, os nãos saudáveis estão em falta.
Ótimo texto Maurinho, como sempre.
Bernardete Caruso Parabéns pelo dia do jornalista,sucesso sempre!!!
Mariangela Barbarini Longato Delícia de crônica!  O NÃO é muito importante em várias situações, vc enumerou aqui algumas imprescindíveis ao cotidiano, ao bom costume, à educação, enfim ao viver bem e para fazer valer o que consideramos importante. Parabéns novamente pelo dia do jornalista e por esse texto preciso.
Lucia Helena Rodrigues Puxa vida...essa crônica poderia ter chegado há uns 10 anos!!! rsrsrs mas, tá bom aprendi.
Fernanda Guarnieri Aprender a ouvir e dizer não é um dos maiores aprendizados da vida. Pena que nem todos aprendem!
José Sebastião Silva de Almeida Um NÃO senão os SIM's da vida NÃO te contemplarão! Ótimo texto Maurinho, inspirado!
Cidinha Fioranti Aprendi, depois de muito sim fatídico, que o não também é prova de amor.
Parabéns, meu amigo jornalista.
Luciana André Parabéns Maurinho! Como sempre, texto impecável e muito instrutivo. Realmente concordo com você que dizer"não" é uma grande prova de amor. Bom dia!!!
Esmeralda Camargo Ta aí uma coisa que preciso aprender: Dizer não. Já sofri muito por causa disto.
Maurinho Adorno Agradeço sua leitura amiga Luciana André, realmente pé preciso dizer não, com amor e carinho.
Maurinho Adorno O não sincero é melhor que um sim impensado, amiga Esmeralda Camargo. Grato por sua leitura.
Swb Vaninho NÃO É QUE É?!!!
Maurinho Adorno Nem NÃO é, Swb Vaninho. Grato por sua leitura.
Maria Aparecida Gennari Bianchi Parabéns pelo dia do jornalista!
Nelson Jorge Adorno Ventura Boa tarde Maurinho, eu compartilhei para que mais amigos possam laer esta bela matéria.
Heloiza Zaniboni otimo texto....amei
Carolina Zanovello Adorei!...Você me fez lembrar de um artigo que li em uma revista...o titulo era muito simples..."Diga mais não do que sim aos seus filhos e assim serão felizes pr sempre."Abçs!
Maria Teresinha Francioso Nosso cantinho...a 1a parte do Impacto q leio...adoro!!!

Nenhum comentário: