domingo, 22 de dezembro de 2013

HISTORIADORES DE PLANTÃO: NUMA BUSCA GENEALÓGICA, FOMOS ATÉ A CÉLEBRE CONVENÇÃO REPUBLICANA DE ITU, ATRAVÉS DA BELA HISTÓRIA DE ATIBAIA, ONDE APARECE MOGI MIRIM, SENDO REPRESENTADA POR UM ARAÚJO CINTRA... (aos interessados em profundas pesquisas, temos a fonte...)

1873 / 18 de abril - A célebre Convenção Republicana de Itu teve a participação de três atibaianos liberais, representantes de outras vilas: capitão Landislau Antônio de Araújo Cintra e Antônio Francisco de Araújo Cintra, representantes de Mogi-Mirim, e Tristão da Silveira Campos, representante de Amparo. Há anotações de que o capitão Landislau Antônio de Araújo Cintra também representou a cidade de Atibaia. 
23 de junho - Na casa de Eleutério de Araújo Cintra, em reunião presidida por José Inácio da Silveira, os maçons e republicanos de Atibaia elegeram como representantes da cidade para o Congresso Republicano Provincial, o recém chegado advogado Olímpio da Paixão e, com seu suplente, o padre João Mariano do Prado.
1876 a 1879 - Muda-se de Atibaia para Itapira (SP), então município de Amparo, Lucas de Siqueira Franco Neto, penúltimo filho do cel. Manoel Jorge Ferraz, nascido em Atibaia em 1832. Foi, durante cerca de 20 anos, chefe do Partido Liberal em Atibaia e presidente da Câmara de 1871 a 1876, tendo ocupado várias vezes a presidência da Câmara no período de 1865 a 1870 por ser o segundo vereador mais votado em substituição ao seu tio, o então presidente José Lucas. Faleceu em sua fazenda Engenho das Palmeiras, "Engenho Velho", Itapira, em 1910. Essa fazendo histórica, de mais de duzentos anos, foi fundada pelo atibaiano alferes Jacinto José de Araújo Cintra e passa para seu filho, Manoel Jorge Ferraz. Quando da morte de Gertrudes da Silveira Campos, prima e viúva do cel. Manoel Jorge Ferraz e filha do último capitão mor de Atibaia, Lucas de Siqueira Franco, decidira-se que Manoel Jacinto de Araújo Ferraz ficaria com os bens de Atibaia e Lucas Neto com a fazenda em Itapira, pois este estava muito desgostoso com o rumo revanchista da política local. Esta fazenda foi utilizada pela Rede Globo de Televisão nas filmagens da novela Rei do Gado.
1877 - Atibaia perdeu Santo Antônio da Cachoeira, que passou para a comarca de Bragança. 
1878 / 22 de dezembro - Início dos trabalhos do ramal da estrada de ferro bragantina. 
1880 / 22 de abril - Atibaia foi transformada pela primeira vez em Sede de Comarca, pela Lei nº 97, com os termos reunidos de Atibaia e Santo Antônio da Cachoeira, constituindo a 46ª comarca da província. 
1883 - Primeiras denominações oficiais das ruas da cidade. Profundas modificações foram introduzidas no sistema eleitoral com a promulgação da célebre Lei Saraiva. Primeiras denominações oficiais das ruas da cidade. Profundas modificações foram introduzidas no sistema eleitoral com a promulgação da célebre Lei Saraiva.
1883 a 1886 - Neste quadriênio, a Câmara Municipal era composta por cinco vereadores liberais: José Ignácio da Silveira (presidente), Antônio Gabriel do Amaral, Francisco José da Silveira Pinto, Miguel Pereira da Silva e Belisário Francisco de Camargo, e quatro conservadores: Pedro Cunha, Pedro Alexandrino Leite, Lourenço Franco da Silveira e Olímpio da Paixão que, embora republicano, atuava ao lado dos conservadores. Os liberais, embora maioria, não conseguiram manter o domínio político do município que, com exceção aos raros e curtos períodos de domínio conservador, era sempre dominado por eles. Isto se devia, entre vários outros fatores, à atuação de Belisário de Camargo que, mesmo liberal, tinha atuação independente e, não raro, apoiava as indicações provindas dos conservadores. Após este período, os liberais voltaram a dominar politicamente a cidade até a proclamação da República, quando ficaram totalmente aliciados do poder. Os partidários do Partido Liberal voltaram ao domínio político do município após a vitória nas eleições da primeira Câmara do novo regime (1992), todavia, não mais como liberais, mas como membros do PRP (Partido Republicano Paulista). 
1884 / 06 de agosto - Inauguração do ramal férreo bragantino em Atibaia, concluído pelo bragantino Luiz Gonzaga da Silva Leme, autor da genealogia paulistana, grandiosa obra genealógica em nove volumes. Há registros que a inauguração ocorreu em 04/05/1884. 
Novembro - O Conde D'Eu passa por Atibaia (estação Caetetuba) em viagem com destino a Bragança Paulista.
1885 - Construção do primeiro coreto da cidade, na Praça da Matriz. 
1886 / 15 de abril - O advogado Olímpio da Paixão e outros vereadores neo-republicanos batem-se duramente, em sessão da Câmara Municipal, pela libertação dos escravos. 
12 de novembro - Em viagem à Bragança Paulista, o imperador D. Pedro II e sua esposa Dona Tereza Cristina, são recebidos às 9 horas e 30 minutos com festa na estação de trens da cidade (Caetetuba), onde se encontravam autoridades, banda de música e muitos populares. 
1889 / 21 de novembro - Reúne-se a Câmara Municipal, de maioria liberal, para aderir à recém proclamada República, com passeata pela cidade, promovida por Olímpio da Paixão. O Partido Liberal era chefiado por José Alvim de Campos Bueno e o Partido Conservador por Lourenço Franco da Silveira. 
05 de dezembro - Enviado ao governador da província, Prudente de Moraes, uma moção de solidariedade ao novo regime, assinada por vários atibaianos republicanos, encabeçada por Olímpio a Paixão. 
08 de dezembro - Três dias após a manifestação dos republicanos a favor do novo regime, Lourenço Franco da Silveira, chefe do Partido Conservador, também faz um manifesto de apoio ao novo regime, que segue endossado por muitos cidadãos.
28 de dezembro - Reúnem-se na casa de Lourenço Franco da Silveira inúmeros cidadãos para fundar o Centro Republicano Federal de Atibaia. A agremiação reunia os adesistas ao novo regime, promovida pelos republicanos e membros do antigo Partido Conservador, na expectativa de galgarem o poder. Sob a presidência de Olímpio da Paixão, foram eleitos seis membros para formar a comissão executiva: João Ribeiro (54 votos), Lourenço Franco da Silveira (54 votos), José Gonçalves de Oliveira Cunha (50 votos), Olímpio da Paixão (42 votos), Guilherme Gonçalves da Cunha (36 votos) e Miguel Vairo (32 votos). 
1890 / 21 de janeiro - Dissolução da Câmara Municipal através de decreto governamental e nomeação do Conselho de Intendência que, além do órgão Legislativo Municipal, tornou-se responsável pela vida político-administrativa da cidade até sua extinção em 29/09/1892. Faziam parte do conselho: Olímpio da Paixão (presidente). José Gonçalves de Oliveira Cunha (vice-presidente), Miguel Vairo, Benedito Franco da Silveira e José Antônio Castro Fafe. Portanto, o Conselho da Intendência foi formado inicialmente pelos autênticos republicanos e pelos antigos membros do Partido Conservador. Também fizeram parte do Conselho de Intendência, através de outras nomeações em substituição aos já citados, os seguintes membros: Salvador Teixeira do Nascimento, Pedro Soares de Moura, Antônio Soares do Amaral, João Maria de Oliveira Saldanha, Honorato José de Oliveira Simas, Antônio de Aguiar Peçanha, Joaquim Francisco da Silveira Leite, Juvenal Alvim e Benedito de Almeida Bueno. Com a extinção do Conselho de Intendência foi eleita nova Câmara Municipal. 
26 de janeiro - Ante a movimentação de adesões do Partido Conservador, que assumia a direção política do município, o chefe do Partido Liberal, José Alvim de Campos Bueno, adere ao Partido Republicano e constitui o diretório municipal formado pelos cidadãos: capitão José Alvim de Campos Bueno, capitão João Pires de Camargo, Porfífio Bueno de Aguiar, Antônio Faustino da Silveira, Thomé da Silveira Franco e Flórido José Batista. 
05 de agosto - Circulação da primeira edição do primeiro jornal da cidade, "O Itapetinga", que tinha como redator literário Afonso José de Carvalho e como redator político Olímpio da Paixão. Circulou durante dois anos. 
13 de novembro - Promulgação da Lei nº 16, que tratava da organização dos municípios do estado de São Paulo, com parte das reformas político-administrativas necessárias após a proclamação da República. A lei determina que o município seria governado pelo seu Legislativo (Câmara Municipal), que elegeria anualmente, entre seus pares, um executor administrativo que receberia o nome de Intendente Municipal. 
1892 / 29 de novembro - Toma posse o primeiro intendente municipal eleito pela Câmara, José Francisco de Campos Bueno, o "José Bim". 
1895 / 11 de novembro - Inauguração do sistema de água encanada, com a abertura da torneira do primeiro chafariz pelo presidente da Câmara. 
1897 / 01 de agosto - Fundação do Clube Recreativo Atibaiano. O primeiro presidente foi o juiz de Direito da comarca, Carlos Samuel de Araújo. 
1900 / abril - Abertura do Cemitério Municipal São João Batista em substituição ao cemitério da fábrica, que se localizava no quarteirão onde hoje encontra-se a escola "José Alvim". 
Século XX
1901 / 17 de fevereiro - Publicação da primeira edição do centenário jornal "O Atibaiense", de propriedade de José Antônio da Silveira Maia. 
24 de novembro - Inauguração da rede telefônica. O primeiro telefone era propriedade de José Antônio da Silveira Maia, que ligava a cidade à estação de Caetetuba. 
1902 / 04 de abril - Morre o tenente-coronel José Alvim de Campos Bueno, também conhecido como "Nhô Bim", descendente em linha direta de Jerônimo de Camargo. Foi o último chefe político do Partido Liberal, que passou a se chamar no regime republicano, Partido Republicano Paulista (PRP), foi suplente de vereador em 1860 (assumindo em 1862) e eleito em 1864 e 1868. Foi substituído no comando político por seus filhos José Bim e major Juvenal Alvim. 
1903 / 01 de maio - Iniciam-se as obras do grupo escolar na Praça do Rosário, hoje Guilherme Gonçalves.
1905 / 17 de junho - Inaugurado o Grupo Escolar, que em 15/03/1906, por ato do presidente do estado, Jorge Tibiriçá, recebe o nome de "José Alvim". 
20 de dezembro - Pela Lei Estadual n º 975, São João Batista de Atibaia passa a se chamar somente Atibaia. 
1906 / 14 de janeiro - Fundação da Società Italiana di Mutuo Socorro, tendo como primeiro presidente Francisco Pierotti. 
07 de novembro - Promulgação, pelo prefeito, da Lei Municipal nº 100, que institui o ensino obrigatório no município de Atibaia. 
19 de dezembro - Promulgação da Lei nº 1038 reformulando a organização municipal. Entre outras mudanças, desvinculou o Poder Legislativo da Administração Municipal, que seria exercida pelo prefeito municipal, agora eleito pelo povo. 
1907 - Instalação do serviço de luz elétrica no município. 
1908 - A Igreja da Matriz recebe a imagem de São João Batista doada por João Pires de Camargo. 
15 de janeiro - Toma posse o primeiro prefeito municipal eleito, o imigrante italiano Miguel Vairo. 
1909 / 27 de fevereiro - Inauguração da fábrica de tecidos Cia. Têxtil de São João. 
1911 - Atibaia recebe a visita do artista plástico paulista Benedito Calixto, autor do óleo com a vista panorâmica da cidade (cujo original encontra-se hoje no Clube Recreativo Atibaiano) e da famosa tela a óleo, retratando o batismo de Jesus Cristo por João Batista, que se encontra no altar mor da Igreja Matriz. 
02 de julho - Início de outra grande reforma na Igreja Matriz, com término em 1918. Esta reforma foi realizada com a finalidade de abrir os arcos existentes, aumentando o espaço interno da Igreja, removendo-se ainda o assoalho e colocando-se o piso de ladrilhos. Outras reformas, a partir desta, foram responsáveis pela descaracterização da Igreja nos anos de 1940, 1960 a 1965 e 1990. 
1913 / 24 de junho - Morre o tenente-coronel José Francisco de Campos Bueno, "José Bim" , nascido no dia 20/11/1856 em Atibaia. Foi herdeiro político de seu pai, José Alvim de Campos Bueno, último chefe do Partido Liberal e primeiro do Partido Republicano Paulista, PRP. Foi chefe do PRP, vereador, presidente da Câmara e o primeiro intendente municipal. Foi substituído na chefia política por seu irmão, major Juvenal Alvim. 
1914 - A torre da Igreja do Rosário é partida por um raio iniciando-se, então, uma reforma concluída em 1916. 
01 de fevereiro - Inauguração, com grandes festividades, da linha férrea de Caetetuba a Piracaia, seção da estrada de ferro São Paulo Railway, ramal bragantino. 
08 de novembro - Inauguração da Santa Casa de Misericórdia, sendo seu primeiro provedor o major Juvenal Alvim. 
1916 / 31 de maio - Benção solene da Igreja do Rosário, totalmente reformada com uma nova torre no centro do frontispício, a qual foi demolida em 1953. 
04 de junho - Passa por Atibaia o pai da aviação, Santos Dumont. 
1918 - Alargamento das ruas transversais do centro da cidade. 
1920 - Inauguração do Hotel Municipal, construído pela Câmara Municipal. 
1921 / 01 de setembro - Divulgação do recenseamento federal informando a população de Atibaia: 15.305 habitantes e 2.241 estrangeiros, enquanto que o então distrito de Jarinú possuía 5.960 habitantes e 1.166 estrangeiros. 
1927 - Instalação do primeiro aparelho de rádio para a população, na casa Russomano, de Atílio Russomano. 
30 de outubro - Inauguração da estrada de rodagem ligando Atibaia à São Paulo, com a presença do presidente do estado, Júlio Prestes de Albuquerque, e de todo seu secretariado. 
1928 - Empossado o sétimo deputado estadual atibaiano, para a legislatura de 1928/30, Zeferino Alves do Amaral, pelo PRP. 
Dezembro - Inauguração do campo de aviação, atrás do cemitério São João Batista. Inauguração do campo de aviação, atrás do cemitério São João Batista.
1929 - Instalação da Usina Elétrica e da Casa Paroquial. 
1930 - Fundação da Vila São Vicente de Paulo, pelo padre Francisco Rodrigues dos Santos e José de Aguiar Peçanha (Juca Peçanha). 
01 de fevereiro - Fundação do São João Futebol Clube, hoje São João Tênis Clube. 
1932 - A Revolução Constitucionalista contou com a participação de atibaianos, com quatro baixas: Antônio Silveira, Dulcídio Camargo Gonçalves, José Silva e Bento Soares. 
1933 - O atibaiano Joviano Alvim, filho do major Alvim, torna-se suplente de deputado estadual pelo PSD. 
1934 - Existiam em Atibaia cerca de 1.693 propriedades agrícolas, sendo seus proprietários, na maioria, imigrantes. Os principais produtos cultivados eram batata, cebola, tomate, arroz, feijão, café e milho. 
1934 / 21 de novembro - Fundação da Associação Atlética Cetebe (por Thomás dos Reis Cardoso de Almeida), que em 1965 passou a chamar Grêmio Esportivo Atibaiense. 
1936 / 09 de fevereiro - Morre o major Juvenal Alvim, nascido em 1867. Sucedeu seu irmão, José Bim, no comando político da cidade. Iniciou a vida pública como membro do Conselho de Intendência em 1892. Eleito vereador em 30/10/1898 e nas legislaturas subsequentes. Foi eleito pela Câmara o 5º intendente municipal e presidente da Câmara de 1902 a 1913. 
1937 - Início do calçamento das ruas da cidade, sendo a primeira a rua José Lucas. Existiam em Atibaia 59 casas de secos e molhados, 17 casas de tecidos e armarinhos, 15 lojas de calçados e chapéus, 27 botequins, 12 açougues e 10 padarias. 
1938 / 01 de maio - Fundação do abrigo de menores que posteriormente passou a chamar-se Lar Dona Mariquinha do Amaral, do qual o primeiro presidente foi Atílio Russomano. 
1945 / 18 de abril - Atibaia é declarada Prefeitura Sanitária - pelo Decreto Lei Estadual nº 14.660 - e Estância Hidromineral. Foi nomeado com primeiro prefeito sanitário o historiador, folclorista e ex-prefeito municipal João Batista Conti. 
14 de outubro - Retornando dos campos de guerra na Itália, os atibaianos integrantes da Força Expedicionária Brasileira são festivamente recebidos numa apoteótica manifestação popular. 
1946 - André Granja Carneiro, Cesar Memolo Júnior, Dorciozor Lino e Helvécio Scapin fundaram uma biblioteca que originou a Biblioteca Municipal Joviano Franco da Silveira. 
13 de fevereiro - Atibaia é considerada Estância Hidromineral pelo Decreto Lei Estadual nº 15.717. 
26 de outubro - Início da campanha para o Ginásio Atibaiense, cuja aula inicial se deu em 09/03/1948 pelo senador Lino de Matos. Hoje Escola Estadual "Major Alvim". 
1947 - Com a importante ajuda de seu irmão José Pires Alvim, o "Zezico Alvim" - líder político na época, em Atibaia - Joviano Alvim é eleito deputado estadual por Atibaia, pelo PSD, para a legislatura de 1947/51. Os dois eram filhos do major Juvenal Alvim. Foi o último dos oito atibaianos eleitos deputados provinciais ou estaduais; sendo destes: Jacinto José Ferraz de Araújo (Cintra), Manoel Jacinto de Araújo Ferraz, Zeferino Alves do Amaral e Joviano Alvim. Os outros quatro - Antônio Gonçalves Barbosa da Cunha, Joaquim Floriano de Araújo Cintra, Evaristo de Araújo Cintra e Antônio Francisco de Araújo Cintra - embora atibaianos de nascimento, não foram eleitos por Atibaia e nem a representavam. 
1948 / 28 de outubro - Fundação da Associação Industrial e Comercial de Atibaia. Atílio Russomano foi o primeiro presidente. 
24 de dezembro - Atibaia sofre novamente uma redução de seu território com a criação da cidade de Jarinu, através da Lei nº 233. 
1949 / 11 de setembro - Inauguração da "Maternidade Dr. Paulo Pires de Camargo" e do aparelho de Raio -X da Santa Casa. 
1952 / 13 de dezembro - Criação do Museu Municipal, pela Lei Municipal nº 239. 
1953 - Atibaia conta com uma população em torno de 18.000 pessoas, sendo 7.300 residentes na zona urbana. 
1954 / 21 de junho - Instituição do Brasão de Armas de Atibaia pela Lei Municipal nº 282, de autoria de Enzo Silveira. 
24 de junho - Inauguração dos novos prédios da Câmara, Fórum e Prefeitura Municipal, onde ainda funcionam os três poderes, pelo então governador Lucas Nogueira Garcez. Também é inaugurado o Museu Municipal, que em 03/03/61, através da Lei Municipal, passa a chamar-se "Museu Municipal João Batista Conti". 
26 de dezembro - Inauguração e bênção da Igreja do Rosário, completamente reformada, com duas torres. 
05 de novembro - Inauguração da Rádio Técnica Atibaia, fundada por Ciro da Rocha Lima. 
1955 - Tombamento da Casa da Câmara e Cadeia, localizada na praça Bento Paes, onde hoje é o Museu Municipal João Batista Conti. 
1957 / 17 de setembro - Fundação do Sindicato do Comércio Varejista. 
1958 - Início das obras de restauração da Casa da Câmara e Cadeia, pela diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Educação e Cultura.
14 de janeiro - A emenda na Constituição Estadual, nesta data, determinou eleições para prefeitos, na capital e nas estâncias, voltando o cargo a denominar-se "prefeito municipal" . Eleito o primeiro prefeito municipal desta nova fase, o ex-prefeito sanitário Marco Vinício Chiocchetti (58 a 62), seguido por Geraldo da Cunha Barros (62 a 64) e Antônio Júlio de Garcia Lopes (66 a 70). Após o término do mandato de Antônio Júlio de Garcia Lopes (66 a 70) os prefeitos voltaram a ser nomeados, em decorrência do regime militar. 
1959 / 01 de julho - Inauguração do trecho da rodovia Fernão Dias, pelo governador Carvalho Pinto. 
1960 - Atibaia recebe, segundo estatísticas, cerca de mil turistas nos fins-de-semana, provenientes principalmente da capital do estado. 
1964 / 04 de maio - Através de decreto legislativo o prefeito municipal Geraldo Cunha Barros, eleito em 1962, é impedido de exercer seu cargo. 
08 de junho - Cassação definitiva do mandato do prefeito municipal, Geraldo Cunha Barros, e do vereador Pedro Tacco, realizada na presença de 7 dos 13 vereadores, portanto, sem quorum regimental. Geraldo Cunha Barros retornou ao cargo pela Justiça. 
30 de dezembro - Leitura da carta de renúncia do prefeito municipal Geraldo Cunha Barros em sessão especial na Câmara Municipal. A carta foi extorquida em Jundiaí (SP), para onde o prefeito fora sequestrado e torturado por militares, que obrigaram-no a assinar sua renúncia. No mesmo dia, toma posse definitivamente do cargo de prefeito, o então vice-prefeito e também ex-prefeito sanitário, Edmundo Zanoni, que exerceu o cargo até o seu falecimento em 03/10/65., quando foi substituído pelo presidente da Câmara Tito Lívio Garini, que completou o mandato. 
1965 / 23 de março - Instituição da bandeira de Atibaia pela Lei Municipal nº 837. 
1970 a 1979 - Período em que os prefeitos municipais das estâncias foram nomeados pelo governador. Em Atibaia foram nomeados: Olavo Amorim Silveira (70 a 71), Omar Zigaib (71 a 75) e José Aparecido Ferreira Franco (75 a 79). 
1975 / 17 de fevereiro - Tombamento da Casa de Júlia Ferraz (Casarão). 
1979 - As estâncias voltam a eleger seus prefeitos municipais. O primeiro prefeito desta nova fase democrática foi Takao Ono (79 a 82), seguido por Gilberto Sant'Anna (83 a 88), José Aparecido Ferreira Franco (89 a 92), Flávio Callegari (93 a 96) e Pedro Maturana (97 a 2000).
1978 / 17 de novembro - Atibaia é transformada em Estância Turística, através da lei nº 1844. Inauguração do Aeroporto Municipal "Dr. Olavo Amorim Silveira". 
1982 / 15 de novembro - O partido de oposição ao regime militar ganha o governo de São Paulo com André Franco Montoro, e em Atibaia a oposição (PMDB) também ganha, elegendo Gilberto Sant'Anna como prefeito municipal e nove dos quinze vereadores: Edson Antônio Teixeira, José Luiz Teixeira, Carmine Biagio Tundisi, Odair Bedore, Rogério Ribeiro da Silva, Domingos Gerage, Douglas Murilo Patrocínio e Mário da Silva. Os seis vereadores do partido ligado ao regime militar (Arena, depois PDS e hoje PPB) são: Pedro Maturana, Gaspar Camargo, Eurípedes Edson Ferreira da Silva, Pedro Tominaga, Kazuaki Araki e Maurício Aparecido Petrucci.
1986 / 08 de maio - Atibaia é novamente transformada em Estância Hidromineral pela Lei 5.091.
1990 / 04 de abril - Promulgação da nova Lei Orgânica do Município, elabora pela Câmara Municipal. 
1997 / 05 de maio - Morre o vice-prefeito e ex-prefeito por duas vezes (09/07/1975 a 19/05/1975 e 01/01/1989 a 31/12/1992), José Aparecido Ferreira Franco, o "Cido Franco". 
1998 / 03 de fevereiro - Atibaia é notícia em toda a imprensa nacional devido a morte e sepultamento do cantor e compositor Sílvio Caldas, que vivia há mais de 40 anos na cidade e possuía o título de cidadão atibaiense. 
1998 / 04 de junho - A Câmara Municipal cassa o mandato do prefeito municipal eleito em 1996, Pedro Maturana, por 13 votos a 4, após apurar infrações político-administrativas cometidas pela Administração Municipal. O prefeito retornou ao cargo através da Justiça, 22 dias após sua cassação. 
08 de julho - Pela segunda vez a Câmara Municipal cassa o mandato do prefeito Pedro Maturana, por 13 votos a 2, após apurar outras infrações político-administrativas. Novamente o prefeito retorna ao cargo através da Justiça após 8 dias de seus afastamento. Nos dois períodos de afastamento o prefeito Pedro Maturana foi substituído pelo então presidente da Câmara Municipal, Marcus Vinício Silveira, em razão do falecimento do vice-prefeito municipal, ocorrido em 05/05/97. 
15 de dezembro - A Câmara Municipal, através do Decreto Legislativo nº 18, anula os atos praticados em 1964, que culminaram com a cassação do mandato do então prefeito Geraldo Cunha Barros, resultando num ato político inédito da história do Legislativo Nacional. 

1999 / 0 5 de outubro - O Tribunal de Justiça do Estado afasta liminarmente o presidente da Câmara Municipal, Rogério Ribeiro da Silva, após pedido do Ministério Público - local que investigava suposta irregularidade na demissão do falso procurador contratado pela Câmara Municipal. Após 15 dias o presidente retorna à Câmara, através de medida adquirida no Tribunal. 


(pesquisa e texto de Adriano Bedore, publicado no livro "Famílias Ilustres e Tradicionais de Atibaia") 

Nenhum comentário: