quarta-feira, 29 de junho de 2011

RELATÓRIO OMS: DOENÇAS DO CORAÇÃO, AS QUE MAIS MATAM...

Doenças do coração foram a principal causa de morte no mundo em 2008, segundo OMS

Em segundo e terceiro lugar aparecem os derrames e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas

As doenças isquêmicas do coração foram a causa número um de morte em todo o mundo, em 2008, afirma levantamento divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em segundo e terceiro lugar ficaram os acidentes vasculares cerebrais (derrames) e as infecções respiratórias. Juntos, esses problemas foram responsáveis por 57 milhões de mortes.

Segundo dados do relatório, 7,3 milhões de pessoas morreram de doenças isquêmicas do coração (caracterizadas pela quantidade insuficinte de sangue que chega ao coração, como o infarto do miocárdio), número que representa 12,8% dos óbitos no mundo. Os acidentes vasculares cerebrais foram a causa de morte de 6,2 milhões de pessoas (10,8%).

Na sequência aparecem a doença pulmonar obstrutiva crônica, as doenças diarreicas, a aids, tumores de traqueia, brônquio e pulmão, tuberculose, diabetes, e acidentes de trânsito. Ainda segundo o relatório, mais de 8 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morreram em 2008 — das quais 99% estavam em países de renda baixa e média.

Apesar de não aparecer na lista apresentada pela OMS, o cigarro foi considerado pelo órgão como uma das principais causas de doenças letais do mundo, como os problemas cardiovasculares e pulmonares e o câncer de pulmão. De acordo com o relatório, o fumo é responsável pela morte de um a cada 10 adultos no mundo.

Segundo a OMS, investigar as principais causas de morte no mundo e suas causas é uma maneira eficaz de avaliar o sistema público de saúde de cada país. Para o órgão, os números ajudam as autoridades locais a melhor focar suas políticas em ações de saúde pública.

Nenhum comentário: